Análise do ponto de equilíbrio: saiba mais como avaliar as finanças de uma empresa
Estudar o modelo operacional e financeiro de um negócio é um dos pilares fundamentais de qualquer técnica de avaliação de empresas. Nesse contexto, um dos processos mais utilizados pelas empresas para descobrir se a sua gestão financeira é eficaz é a análise do ponto de equilíbrio.
Devido a sua importância na sustentabilidade financeira da empresa, realizar a análise do ponto de equilíbrio é essencial não só para a gestão interna em si, mas também para os interessados em investir seus recursos na mesma.
O que é a análise do ponto de equilíbrio?
A análise do ponto de equilíbrio é um indicador que mostra o quanto a organização precisa vender para que o valor das receitas atinja o valor dos custos. Dessa forma, a análise do ponto de equilíbrio verifica qual deve volume mínimo de faturamento da empresa para que ela não tenha prejuízos.
Logo, a partir do ponto de equilíbrio, considera-se que as receitas da organização superam seus custos e ela passa a lucrar.
Como funciona a análise do ponto de equilíbrio?
O ponto de equilíbrio é uma variável utilizada na gestão financeira de empresas. Por determinar o quanto a empresa precisa vender em um ano para não ter prejuízo, o seu resultado base é sempre zero.
Suas principais características são:
- Indica o momento em que a empresa igualará as receitas e os custos, evitando prejuízo;
- É calculado segundo projeções de vendas;
- Em geral, é calculado percentualmente sobre a receita da empresa;
- Quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado mostra-se o negócio;
- Quanto mais baixo for o indicador, mais custos da empresa estarão relacionados à operação (custos variáveis) em detrimento da manutenção (custos fixos).
Com ponto de equilíbrio de 70%, por exemplo, para um faturamento de R$ 1.000.000 quer dizer que a empresa deixará de ter prejuízos e passará a ser lucrativa quando atingir os R$ 700.000 em vendas.
Logo, quanto menor for o ponto de equilíbrio, menos perigoso o negócio será apresenta. Isso acontece porque, nesse caso, é necessário atingir menos receitas para evitar prejuízos e acumular lucros.
Da mesma forma, quanto mais alto for o ponto de equilíbrio, menos competitiva será a empresa, podendo assim ser facilmente superada por seus concorrentes.
Calculando o ponto de equilíbrio
Para fazer a análise do ponto de equilíbrio é necessário, antes de tudo, conhecer o valor desse ponto.
O cálculo do ponto de equilíbrio pode ser obtido por meio da seguinte fórmula:
- Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / Receita – Custo Variável) x 100
Dessa forma, a receita equivale a Margem de Contribuição menos Custo Variável.
Funções e vantagens da análise do ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o valor mínimo em vendas para que todos os custos e despesas sejam cobertos. Por isso, a análise do ponto de equilíbrio de uma empresa permite um direcionamento da gestão em relação a:
- Metas de vendas;
- Aumento ou diminuição da capacidade produtiva;
- Identificação dos produtos ou serviços mais e menos rentáveis, através de sua margem de contribuição;
- Agregar mais valor à organização.
Portanto, a análise do ponto de equilíbrio é uma ferramenta para auxiliar as estratégias comerciais, operacionais e financeiras da empresa. Tudo isso para evitar prejuízos e melhorar ao máximo a rentabilidade e eficiência do negócio.
Fazer a análise do ponto de equilíbrio é fundamental para avaliar o valor de qualquer organização. Ficou interessado em aprender mais sobre esse assunto? Confira o nosso minucurso gratuito sobre Valuation e Precificação de Ativos e entenda mais sobre como analisar e precificar corretamente o negócio de uma empresa.