Diversos investidores tem buscando alternativas de investimento como estratégia de diversificação, entre elas nas criptomoedas como os altcoin.
Entretanto, é importante entender como funcionam os altcoins e se vale a pena investir. Afinal, em geral, investidores arrojados que costumam aplicar recursos nessa modalidade.
O que são altcoins?
Altcoins são criptomoedas alternativas ao Bitcoin. Ou seja, toda moeda digital é uma Altcoin, exceto o próprio Bitcoin.
Existem no mercado diversos tipos de altcoins, sendo alguns baseados em mineração, outros em token de segurança, stablecoin e tokens de utilidade.
Como funcionam os altcoins?
Tudo começou com o surgimento de um grupo na internet chamado Cyberpunks que procurava uma forma de criar um modelo de moeda alternativa ao sistema monetário atual.
Assim, alguns eventos aconteceram e modelos começaram a ser desenhados, se destacando o Bitcoin que possui qualidade em suas transações financeiras.
Algum tempo após o surgimento do Bitcoin, nasceu a Namecoin que foi a primeira proposta substituta ao Bitcoin. Depois dela, vieram outras.
Um altcoin possui sempre uma proposta diferente do Bitcoin, embora algumas usem o ”protocolo de confiança” conhecido como blockchain que é a mesma tecnologia usada pelo Bitcoin.
Cada altcoin possui o seu próprio funcionamento, sendo que algumas podem usar um sistema completamente diferente do blockchain, enquanto outras usam essa mesma tecnologia.
Quais as vantagens e os riscos dos altcoins?
Qualquer criptomoeda que não seja um bitcoin é uma altcoin. Dessa forma, a proposta em ser uma alternativa ao bitcoin, precisa que exista alguma diferença entre ela e o BTC.
Alguns tipos de altcoins são baseadas em tecnologias diferentes dos bitcoins, como as stablecoins. Cada uma delas possui as suas próprias propostas.
A principal vantagem da altcoin é que ela se mostra uma substituta ao bitcoin podendo ser negociada a um preço menor, ou oferecer uma perspectiva de ganho futuro maior.
Algumas stablecoins trazem inclusive a vantagem de serem pareadas a uma moeda forte como o dólar, por exemplo. Esse é um tipo de altcoin que traz mais segurança para o investidor.
Apesar das vantagens é preciso atentar-se ao risco desse tipo de investimento. Afinal, a ausência de regulação e critério podem comprometer a liquidez do investimento.
Como comprar altcoins?
As altcoins podem ser adquiridas pelo modelo p2p que é a compra direta feita entre dois usuários, ou então podem ser feitas através de uma Exchange.
Essas exchange dispõem de diversas criptomoedas que o investidor pode comprar e vender. Ou seja, elas fazem a intermediação do mercado.
Para efetuar a compra é preciso abrir uma conta na exchange, por isso é importante tomar algumas precauções para saber se a corretora realmente é de confiança.
Uma vez escolhida a Exchange, é necessário fazer um depósito e comprar a quantidade necessária de altcoin na cotação do dia.
Foi possível entender o que são altcoins? Deixe então seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas suas redes sociais.