Suno Artigos

Alavancagem: o que é e como utilizar esse recurso?

A alavancagem está diretamente relacionada com o endividamento de uma empresa

A alavancagem é um mecanismo que permite utilizar mais dinheiro do que o disponível para realizar suas operações financeiras. Assim, se aplica tanto a empresas, que podem obter fundos por meio de empréstimos, quanto a investidores na bolsa de valores, onde é possível investir com valores superiores aos depositados na corretora.

Portanto, esse conceito remete ao conceito de alavanca, no contexto do dia a dia, é justamente ampliar a força aplicada sobre algo ou alguém.

Dessa forma, é possível alcançar grandes resultados sem que seja necessária a adoção de um esforço proporcional para atingir esta mesma finalidade.

Primeiramente, é preciso compreender que o endividamento feito através de empréstimos de bancos e instituições financeiras é utilizado para a alavancagem em empresas.

Por outro lado, na bolsa de valores, a alavancagem é uma prática acessível a investidores, contudo, requer o cumprimento de uma série de etapas. Apesar de proporcionar altas rentabilidades, a alavancagem na bolsa é uma operação de alto risco.

Por conta disso, o significado de alavancagem está diretamente ligado ao nível de endividamento de uma companhia em um determinado período.

Quais são os Tipos de Alavancagem?

De fato, a alavancagem é uma ferramenta que pode ser utilizada em diversos contextos financeiros e empresariais. Além disso, existem dois tipos bastante diferentes de alavancagem:

2. Alavancagem operacional

Quando um empreendedor planeja iniciar um negócio, ele pode necessitar de um capital considerável para adquirir equipamentos e fazer contratações.

Dessa forma, muitas vezes, é preciso recorrer a empréstimo financeiro para alcançar esse objetivo e colocar seu empreendimento para começar.

Uma vez que, caso o mesmo não possua no momento esse montante financeiro, ele não poderá começar suas operações, faz sentido para a empresa procurar uma alavancagem operacional.

Ou seja, esta é a essência da alavancagem operacional — permitindo que empresas iniciantes ou em expansão obtenham o capital necessário para suas operações.

No entanto, o empreendedor deve tomar cuidado para não pagar taxas excessivas, que podem sobrecarregar o negócio, pois os juros no Brasil são altos.

Uma boa alternativa seria, por exemplo, recorrer ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para garantir os recursos necessários, sem comprometer a saúde financeira do empreendimento.

2. Alavancagem financeira

Entretanto, a alavancagem na bolsa de valores possui algumas diferenças em sua operação, muito embora os princípios sejam bastante similares.

Primeiramente, é preciso entender que, na bolsa de valores é uma estratégia que permite ao investidor conseguir uma alta quantia de dinheiro, mesmo com valores iniciais baixos.

Por exemplo, se um investidor possuir R$1 mil para investir e possuir um limite de alavancagem de 10 vezes, é possível operar com um total de R$ 10 mil. Esse tipo de operação, comumente chamado como alavancagem financeira, pode ampliar os potenciais ganhos, mas também traz consigo riscos substanciais.

No entanto, é preciso estar atento ao fato de que esse limite de alavancagem é definido pela instituição financeira através da qual o investidor faz suas operações.

Além disso, é importante considerar alguns pontos:

Em suma, essa é uma estratégia que permite elevados ganhos, mas acaba gerando graves riscos. Nesse sentido, o investidor deve entender sua tolerância ao risco.

Como a alavancagem é utilizada nos investimentos?

A alavancagem nos investimentos pode ser dada de três formas:

1. Mercado Futuro

Para aqueles que desejam operar os contratos no mercado futuro, é possível operar diversos índices, além de commodities (boi, café, milho e outros).

Nesse caso, essa modalidade pode proporcionar maior rentabilidade, mas também implica em um aumento do risco.

2. Day Trade

As operações de Day Trade consistem naquelas iniciadas e encerradas em um mesmo dia, e podem ser alavancadas para buscar maior rentabilidade.

Nesses casos, é preciso ficar atento ao pagamento de impostos, que costuma ser mais elevado em relação a operações de maior prazo.

3. Venda a descoberta

No processo de venda a descoberto, é possível alugar uma ação e lucrar com a queda em sua cotação.

No entanto, para que esse processo possa ser alavancado é preciso deixar uma margem de garantia, que consiste em uma fração da posição relacionada à operação em questão.

Nesse tipo de operação, o investidor aluga as ações para vendê-las no mercado, para depois recomprá-las por um preço menor. Esse tipo de alavancagem também é conhecido como short selling.

Uma empresa deve se alavancar?

Muitas pessoas podem considerar que o fato de uma companhia aumentar o seu nível de endividamento significa que a mesma se encontra em dificuldades operacionais.

De fato, é válido ressaltar que isso pode ser uma verdade em muitos casos. Mas, é preciso sempre se avaliar com cautela os níveis de dívidas das empresas antes de pensar em alavancagem.

No entanto, muitas companhias solicitam capital emprestado justamente por estarem indo bem em suas operações. Por isso, necessitam dos recursos para expandirem e ampliarem ainda mais seus resultados.

Porém, se elas decidirem por retirar o capital de seus respectivos fluxos de caixas, é possível que isso ocasione desequilíbrios financeiros que se tornam insustentáveis com o decorrer do tempo.

Portanto, pode-se entender que só vale a pena para uma companhia tomar capital emprestado caso a sua rentabilidade seja o suficiente para a empresa honrar esse compromisso com seus credores e ainda obtenha lucro no final de toda a operação.

No entanto, é muito importante se atentar que este processo envolve sempre determinado risco proporcional à dimensão da alavancagem.

Vale a pena operar alavancado?

Essa operação pode ser feita tanto por uma empresa, quanto por um investidor pessoa física.

No entanto, na grande maioria das vezes, um processo de alavancagem exige bastante conhecimento, intuição e confiança por parte do tomador de crédito.

Dessa forma, é sempre recomendado para instituições ou investidores com uma trajetória sólida no mercado e possuem experiência moderada a avançada no universo financeiro e empresarial.

Portanto, a alavancagem é uma operação que pode ser bem proveitosa para uma companhia quando os recursos provenientes da operação são usados de maneira responsável e que visem a geração de valor.

Por fim, investidores experientes podem se beneficiar desse processo, contanto que estejam cientes dos riscos envolvidos e não comprometam seu orçamento.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre alavancagem? Comente abaixo!

Sair da versão mobile