Ajuda financeira: por que organismos internacionais ajudam países em dificuldades?

Frequentemente, ouvimos falar de países em má situação econômica que recebem algum tipo de ajuda financeira — tanto de organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, quanto de outros países.

A ajuda financeira internacional já foi necessária, por exemplo, durante as décadas de 80 e 90 no Brasil. Na época, o país recorreu a empréstimos feitos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central. A iniciativa do FMI visa ajudar os países em crise, visto que hoje a economia se torna cada vez mais globalizada.

O que é ajuda financeira internacional?

A ajuda financeira internacional é um empréstimo concedido por uma outra nação ou entidade para ajudar um país numa crise, seja ela econômica ou humanitária. Esse tipo de prática se tornou necessária porque o comércio e todo o mundo vem se tornando cada vez mais globalizado.  Isso faz com que seja essencial ter o maior número de países com uma economia estável. Logo, para manter essa estabilidade econômica mundial, o FMI trabalha de forma a ajudar sempre quem está em extrema necessidade de recursos.

FMI também concede empréstimos de fundos para países em casos de crises humanitárias. Após o terremoto do Haiti em 2010, por exemplo, o país recebeu uma série de contribuições de entidades internacionais e de outras nações. O valor arrecadado chegou a 11,9 bilhões de dólares ao país caribenho.

Como o FMI ajuda os países em dificuldades financeiras?

ajuda financeira

Criado em 1944, o Fundo Monetário Internacional tem sede no Estados Unidos. A entidade se descreve como uma organização voltada para contribuir com o desenvolvimento de 188 países.

Logo, para atingir a sua finalidade, o FMI tem uma série de tipos de empréstimos que são concedidos de acordo com as necessidades daqueles que precisam de ajuda financeira. Para liberação do dinheiro é feita uma votação com os países que compõem a diretoria do grupo. A escolha do integrantes da direção é feita a cada dois anos, hoje, ela conta com 16 nações.

Porém, órgão não ajuda financeiramente só com o fornecimento de empréstimos. O FMI também orienta os países sobre a economia interna e externa, como uma espécie de consultor. Algumas das avaliações feitas pelo grupo são seguidas por uma série de investidores e governos, isso porque o grupo avalia e analisa a economia global.

Da mesma forma que há sites especializados em finanças pessoais e que oferecem ajuda financeira online, o FMI também promove orientações financeiras para auxiliar os governos. O princípio é o mesmo: promover o equilíbrio e a prosperidade econômica. Seja através de orientações ou até mesmo com a aplicação de modelos econômicos e políticas monetárias e fiscais.

FIAGRO EXPERIENCE LISTA DE ESPERA

Principais programas de ajuda financeira internacional do FMI

Ao longo dos anos, foram desenvolvidos uma série de programas para ajuda internacional, por exemplo:

  • Acordo Stand-By (SBA);
  • Linha de Crédito Ampliado (ECF);
  • Linha de Crédito Stand-By (SCF);
  • Linha de Crédito Rápido (RCF);
  • Linha de Crédito Flexível (FCL);
  • Linha de Crédito Preventivo(PCL);
  • Programa de Financiamento Ampliado (EFF).

INVISTA NA PRATICA

Histórico de ajudas financeiras internacionais para o Brasil

Nas décadas de 80 e 90 o Brasil precisou de empréstimos do Fundo Monetário Internacional, nesta época o país não conseguia colocar as contas em dia. Assim, para não haver maiores danos nas finanças brasileiras foi pedido um empréstimo. Quase 30 anos depois dos pedidos, o país passou a emprestar dinheiro.

Em 2016, pela primeira vez o FMI assinou um acordo em que o Brasil seria o credor. O governo brasileiro assinou um documento prevendo emprestar até 10 bilhões de dólares ao fundo. Valor este que fica disponível enquanto o documento for válido, no caso, a duração é de três anos.

Normalmente, quando a economia do país se estabiliza, ele para de precisar de ajuda financeira internacional e começa a se financiar sozinho. É o caso do Brasil, que toma dinheiro emprestado do mercado através dos seus títulos públicos — principalmente com a ajuda do Tesouro Direto. Com ele, qualquer pessoa pode comprar e investir diretamente em uma série de títulos diferentes. Interessado em conhecer mais sobre esse assunto? Conte com a ajuda da Suno: baixe o nosso minicurso Investindo no Tesouro Direto e aprenda tudo sobre essa forma de investimento. É gratuito!

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
4 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Domingos Armando 30 de dezembro de 2023
    Como encontrar ajuda financeira para pessoa singular que criar uma Empresa de forma combater o desemprego e a pobreza?Responder
  • .josemar f. Cruz 20 de abril de 2024
    Meu nome é josemar florentino Cruz. Brasileiro, casado, tenhon57 anos meu sonho é abrir um comércio de artefatos de concreto e fabrica de laje pré moldado. Preciso de u.a ajuda financeira para esse projeto. Devolverem com 100% em máximo 1 ano. Valor do projeto inicial 50 mil reias. Grato.Responder
  • Caleb Bernardino 18 de maio de 2024
    Paz e graças irmãos em Cristo Sou Caleb Bernardino Arone Piramanga De Moçambique África Tenho 24 anos de idade Sou casado Tenho uma filha de 1 ano e dois meses A minha filha ela está com varicela a mais de um mês e não está passando Os médicos do hospital provincial daqui na cidade de Chimoio receitaram uma medicação que só tem nas farmácias privadas no qual para a compra da medicação é necessário 600 Euros Eu estou desde o ano passado sem um emprego A minha esposa não trabalha Por vezes eu tenho. Feito pequenos trabalho de fotógrafia Mas né para alimentação basta Venho aqui por este motivo Pedir uma ajuda, para nós ajudar pelo menos para a medicação da nossa filha Whatsapp+258862778153 Muito obrigado pela atenção dispensada Deus abençoe poderosamente a todos!Responder
  • Joaquim João Maurício 31 de julho de 2024
    Sintam-os comprimentados Caríssimos irmãos, eu chamo me Joaquim João Maurício tenho 28 Anos, sou Nacionalidade Moçambicana raça Negra, não trabalho e sou independente e vivo sozinho, minha profissão barbeiro, peço ajuda de valor, tenho plano de investir numa salão de beleza.Responder