No mercado financeiro, a profissão Broker ou Agente Autônomo de Investimento, refere-se aos profissionais responsáveis em intermediar transações de compra ou venda de altos valores na Bolsa de Valores. O Agro Broker trabalha focado nos ativos agrícolas.
Estes profissionais estão sempre conectados à alguma instituição financeira, geralmente corretoras, para poderem atuar na Bolsa.
O que é Agro Broker?
O Agro Broker, ou Agente Autônomo de Investimento Agropecuário, é o profissional responsável por intermediar o contato entre os agentes econômicos, com foco na negociação de ativos agropecuários no mercado de derivativos.
Pode-se dizer inclusive que o Agro Broker nada mais é que o Broker do mercado tradicional, especializado no agronegócio, conectando quem quer vender e quem, quer comprar derivativos agrícolas.
Quais são as funções do Agro Broker?
As principais funções do Agro Broker são:
- orientar seus clientes em investimentos;
- definir estratégias para atender às demandas dos clientes, sem perda de dinheiro;
- viabilizar negociações entre vendedores e compradores;
- organização e realização de operações de alto valor com instituições financeiras;
- fiscalizar as fases de negociação.
Como já mencionado, a principal função do profissional Agro Broker é intermediar a compra e venda de qualquer ativo agrícola e pecuário no mercado de derivativos, então é comum que esse trabalho envolva também a terceirização de departamentos de comércio exterior como importação e exportação.
Quais são as áreas de atuação desse profissional?
O Agro Broker pode atuar basicamente em três áreas no mercado financeiro:
- Mercado de Balcão: Negociação ocorre de maneira direta e imediata.
- Mercado a Termo: Negociação acontece normalmente, porém o produtor recebe antes de entregar o produto. Nesses casos, cabe ao Agro Broker, a responsabilidade de garantir que todas as exigências e garantias sejam cumpridas conforme o contrato estabelecido.
- Mercado Futuro: Negociação é feita de maneira similar às anteriores, com a diferença de que o produto não é entregue imediatamente após o pagamento.
A principal diferença do Mercado Futuro para o Mercado a Termo é que o primeiro passa pelo processo de ajuste diário ao passo que o segundo se encerra no ato da liquidação.
Como se tornar um Agro Broker?
Para se tornar um Agro Broker é preciso ter um amplo conhecimento sobre o agronegócio, além de experiência e atuação no mercado financeiro. No entanto, não é preciso ter nenhuma formação acadêmica específica, porém é necessário possuir certificados específicos.
Um deles é o PQO (Programa de Qualificação Operacional), esse certificado é necessário tanto para empresas quanto para profissionais individuais que querem atuar na B3.
Além do AAI (Agente Autônomo de Investimentos), documento que permite que os agentes autônomos atuem efetivamente na profissão, conforme exigido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essa certificação é emitida pela Associação Nacional dos Corretores de Valores (Ancord).
Foi possível entender o que é o Agro Broker? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.