Para a formação do mercado de capitais, assim como todos os demais mercados existentes, é fundamental a existência de agentes econômicos.
Por isso, para uma boa compreensão da economia, é fundamental entender o que são e quais são os agentes econômicos existentes.
O que são os agentes econômicos?
Os agentes econômicos são pessoas físicas ou jurídicas que através das suas ações fazem o sistema econômico funcionar.
Todo tipo de sistema econômico tem seus agentes econômicos que possibilitam o funcionamento do sistema.
Por isso, um agente econômico pode ser aquele responsável pela oferta, pela demanda, ou, até mesmo, alguma entidade reguladora da mesma economia.
O certo é que cada participante do sistema econômico tenha sua própria função e participação, para que, em conjunto, a economia funcione.
Quais são os agentes econômicos?
Depois que entendido o que são, é fundamental compreender quais são os agentes econômicos existentes.
Os 3 principais agentes citados pela teoria econômica, são:
- Famílias;
- Firmas;
- Governo.
Famílias
São todos indivíduos, ou unidades familiares, de uma economia que exercem o papel de consumidores, já que adquirem os diversos serviços e bens ofertados na economia.
Em contrapartida, as famílias podem também ser as proprietárias de fatores de produção, como a terra, o trabalho e o capital, por exemplo.
Por isso as empresas precisam contratar esses fatores de produção para poderem criar seus produtos e/ou serviços finais.
É interessante observar que, ao mesmo tempo que as famílias geram uma renda ao ofertar fatores de produção para as firmas, elas demandam os bens e serviços produzidos pelas firmas.
Além disso, vale a pena destacar que o grande fim das famílias é a maximização da sua utilidade, que é uma métrica muito utilizada para mensuração de bem-estar na teoria econômica (Welfare State).
Firmas
As firmas são os agentes econômicos responsáveis por produzir e viabilizar a comercialização dos bens e serviços na economia. Também contribuem para o desenvolvimento econômico do país.
Para viabilizar a produção por parte das firmas, é necessário contratar fatores de trabalhos junto às famílias.
Assim, as firmas pagam salários às famílias que, por sua vez, consomem os bens produzidos pelas firmas, possibilitando assim a sua atividade produtiva.
As empresas empregam os fatores de produção e realização sua atividade produtiva com o fim de maximizar seus lucros.
Governo
O governo pode ser definido como todas as instituições e entidades que, direta ou indiretamente, atuam em conjunto ou são controladas pelo Estado.
Normalmente, as instituições ligadas ao governo tentam atuar sob a premissa de atenuar as desigualdades econômicas através de políticas redistributiva, assim como garantir a manutenção e eficiência do sistema econômico.
É claro que, muitas vezes, na realidade, o governo não atinge os objetivos supracitados. Mas, dentro da teoria econômica, seria esse o papel desempenhado pelo terceiro agente econômico (o governo).
O governo não possui um objetivo de maximização de bem-estar ou de lucro como as famílias e as firmas. No entanto, teoricamente o objetivo do governo seria a maximização de bem-estar geral da população considerando as metas de redistribuição que devem ser atingidas pelo governo.
Esse artigo te ajudou a entender quem e o que são os agentes econômicos? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.