Agentes econômicos: quais são e como eles atuam na economia?

Para a formação do mercado de capitais, assim como todos os demais mercados existentes, é fundamental a existência de agentes econômicos.

Por isso, para uma boa compreensão da economia, é fundamental entender o que são e quais são os agentes econômicos existentes.

O que são os agentes econômicos?

Os agentes econômicos são pessoas físicas ou jurídicas que através das suas ações fazem o sistema econômico funcionar.

Todo tipo de sistema econômico tem seus agentes econômicos que possibilitam o funcionamento do sistema.

EBOOK GRATUITO ECONOMIA INVESTIDORES

Por isso, um agente econômico pode ser aquele responsável pela oferta, pela demanda, ou, até mesmo, alguma entidade reguladora da mesma economia.

O certo é que cada participante do sistema econômico tenha sua própria função e participação, para que, em conjunto, a economia funcione.

Quais são os agentes econômicos?

Depois que entendido o que são, é fundamental compreender quais são os agentes econômicos existentes.

Os 3 principais agentes citados pela teoria econômica, são:

  • Famílias;
  • Firmas;
  • Governo.

Famílias

São todos indivíduos, ou unidades familiares, de uma economia que exercem o papel de consumidores, já que adquirem os diversos serviços e bens ofertados na economia.

Em contrapartida, as famílias podem também ser as proprietárias de fatores de produção, como a terra, o trabalho e o capital, por exemplo.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Por isso as empresas precisam contratar esses fatores de produção para poderem criar seus produtos e/ou serviços finais.

É interessante observar que, ao mesmo tempo que as famílias geram uma renda ao ofertar fatores de produção para as firmas, elas demandam os bens e serviços produzidos pelas firmas.

Além disso, vale a pena destacar que o grande fim das famílias é a maximização da sua utilidade, que é uma métrica muito utilizada para mensuração de bem-estar na teoria econômica (Welfare State).

Firmas

As firmas são os agentes econômicos responsáveis por produzir e viabilizar a comercialização dos bens e serviços na economia. Também contribuem para o desenvolvimento econômico do país.

Para viabilizar a produção por parte das firmas, é necessário contratar fatores de trabalhos junto às famílias.

Assim, as firmas pagam salários às famílias que, por sua vez, consomem os bens produzidos pelas firmas, possibilitando assim a sua atividade produtiva.

As empresas empregam os fatores de produção e realização sua atividade produtiva com o fim de maximizar seus lucros.

EBOOK INVESTINDO EM FIIS

Governo

O governo pode ser definido como todas as instituições e entidades que, direta ou indiretamente, atuam em conjunto ou são controladas pelo Estado.

Normalmente, as instituições ligadas ao governo tentam atuar sob a premissa de atenuar as desigualdades econômicas através de políticas redistributiva, assim como garantir a manutenção e eficiência do sistema econômico.

É claro que, muitas vezes, na realidade, o governo não atinge os objetivos supracitados. Mas, dentro da teoria econômica, seria esse o papel desempenhado pelo terceiro agente econômico (o governo).

O governo não possui um objetivo de maximização de bem-estar ou de lucro como as famílias e as firmas. No entanto, teoricamente o objetivo do governo seria a maximização de bem-estar geral da população considerando as metas de redistribuição que devem ser atingidas pelo governo.

Esse artigo te ajudou a entender quem e o que são os agentes econômicos? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

ACESSO RÁPIDO
Tags
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
17 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Divino O. Rodrigues 31 de janeiro de 2021
    Muito útil o seu artigo, professor, pela forma simples com que expôs o tema. Estou certo de que este texto será de grande relevância para os que o lerem. Parabéns, continue produzindo outros sobre o tema, que é de interesse de todas as pessoas. Gostando ou não de Economia, querendo ou não, somos todos integrantes desta engrenagem da qual só nos desvencilharemos com o com o final de nossa existência aqui no plano terrestre. Parabéns. Divino O. Rodrigues [email protected]Responder
    • Suno Research 1 de fevereiro de 2021
      Olá, Divino! Tudo bem? Muitíssimo obrigado pelo comentário! Sempre um prazer poder ajudar. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
      • Eugénio mate 28 de fevereiro de 2024
        Um prazer enorme,na informação é muito útil mesmo um caminho longo e melhor para vocêResponder
    • Naldo Josué Jacinto 27 de dezembro de 2023
      Foi muito útil este tema que fala sobre tudo de agentes económicos. Através deste tema passamos a sabemos que agentes económicos são principalmente três, a saber: A família, a Firma e o governo.Responder
  • Virgílio 19 de maio de 2021
    Informações muito importantes para o conhecimento financeiro. Sou grato pela vossa disposição em transmitir essa nobre sabedoria.Responder
    • Eurico 23 de agosto de 2023
      Muito obrigado! Precisava muito desta informação. Continue nos ajudar professorResponder
      • Eugénio mate 28 de fevereiro de 2024
        Um prazer enorme,na informação é muito útil mesmo um caminho longo e melhor para vocêResponder
  • Mateus Emanuel 25 de maio de 2021
    Agradeço demais por esse conteúdo informativo, minha dúvida finalmente foi sanada!!!Responder
  • Fabylene de Jesus 27 de outubro de 2021
    Famílias-sao todos os indivíduos,ou unidade familiar que exercem o papel de consumidores,já que adiquirem os diversos serviços de bens ofertados. Firmas-sao responsáveis por produzir e viabilizar a comercialização e bens de serviços na economia e contribuem para o desenvolvimento econômico do país. Governo - E considerado como todas as instituições que,direta ou indiretamente,atuam em conjunto ou são controladas pelo Estado.Responder
    • Fabylene de Jesus 28 de outubro de 2021
      Famílias-sao todos os indivíduos,ou unidade familiar que exercem o papel de consumidores,já que adiquirem os diversos serviços de bens ofertados. Firmas-sao responsáveis por produzir e viabilizar a comercialização e bens de serviços na economia e contribuem para o desenvolvimento econômico do país. Governo – E considerado como todas as instituições que,direta ou indiretamente,atuam em conjunto ou são controladas pelo Estado.Responder
  • Fabylene de Jesus 28 de outubro de 2021
    Famílias-sao todos os indivíduos,ou unidade familiar que exercem o papel de consumidores,já que adiquirem os diversos serviços de bens ofertados. Firmas-sao responsáveis por produzir e viabilizar a comercialização e bens de serviços na economia e contribuem para o desenvolvimento econômico do país. Governo – E considerado como todas as instituições que,direta ou indiretamente,atuam em conjunto ou são controladas pelo Estado.Responder
  • Carlos Silva 5 de julho de 2022
    Excelente exposição. Sucinta, muito clara e instrutiva. Com o advento das Leis nº 13.874 e 13.848 de 2019, que introduziram a obrigatoriedade da análise do impacto regulatório nas propostas de edição e de alteração dos atos normativos de interesse geral de "agentes econômicos" ou de usuários de serviços prestados, editadas por órgão ou entidade da administração pública federal, incluídas as autarquias e as fundações públicas, tornou-se fundamental a compreensão do que sejam e o que representam os agentes econômicos para a economia e quais os impactos resultantes da produção de atos normativos que interferem e influenciam a atuação desses importantes atores.Responder
  • Adriano Buriti 10 de julho de 2022
    Texto muito didático, ajudou-me demais a entender o papel de cada agente econômico. Obrigado por compartilhar conhecimento.Responder
  • Sandoval 14 de março de 2023
    Muito útil sim, de grande relevância para cursos da área e até mesmo para atividades do dia a dia em família.Responder
  • Ramos Carlos 1 de abril de 2023
    Saudaçoes, muinto obrigado por esta informaçao tao lindissima e maravilhosaResponder
  • ELias Kawele Baptista 25 de junho de 2023
    Gostei buéResponder
  • Letícia 27 de agosto de 2023
    Maravilhoso seu artigo, poderia passar a referência bibliográfica dele?Responder