Todo mercado é formado por várias entidades, empresas e participantes que, dentro dele, desempenham papeis específicos para o seu funcionamento. como os agentes do mercado.
Quem ainda está conhecendo o mercado de capitais pode não estar familiarizado com todas as entidades que atuam como agentes do mercado.
O que são agentes do mercado?
Agentes de mercado são as instituições e participantes, sejam públicos ou privados, que desempenham que atuam de alguma forma nos investimentos, negociações e atividades do mercado financeiro.
A maioria destes agentes do mercado financeiro são bastante conhecidos, até mesmo por quem não atua em tal segmento.
Quem são os agentes do mercado no Brasil?
O sistema financeiro e mercado de capitais brasileiro conta com uma estrutura própria, construída ao longo dos anos para dar maior segurança e estabilidade, dentro do possível, a este segmento.
No Brasil, estes agentes são:
- Banco Central;
- Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- Conselho Monetário Nacional (CMN);
- Bolsa de valores;
- Instituições financeiras;
- Fundos de investimentos;
- Emissores de títulos;
- Pessoa física.
Banco Central
O Banco Central do Brasil (Bacen) é responsável por estabelecer a política monetária do país, criando regras e também administrando as reservas financeiras da nação.
Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
A CVM, por sua vez, é quem regula o mercado de capitais, criando regras e determinando o que pode ou não ser feito ali pelos demais agentes do mercado. Além de fiscalizar o cumprimento destas determinações por instituições e mercados financeiros.
Conselho Monetário Nacional (CMN)
O CMN, por sua vez, é o principal órgão regulador do sistema financeiro, uma vez que cabe a ele normatizar o mercado como um todo, criando e supervisionando as regras da economia do Brasil.
Ele é formado pelo ministro da Economia, que o preside; o presidente do Banco Central; e o secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia.
Sua composição foi alterada em 2019, após a unificação dos ministérios da Fazenda e do Planejamento no Ministério da Economia.
Bolsa de Valores
A bolsa de valores é o ambiente no qual ocorrem as negociações de papéis dentro do mercado de capitais, sendo a principal delas, no Brasil, a B3.
Instituições Financeiras
Já as instituições financeiras são os bancos e corretoras de valores, que funcionam como intermediários no processo de compra e venda de papéis e ofertam uma série de outros serviços financeiros.
Fundos de Investimento
Os fundos de investimentos são sociedades criadas com o objetivo de fazer aplicações financeiras para, com isso, obter o melhor rendimento possível. Um bom exemplo disso são os fundos imobiliários.
Emissores de títulos
Já os emissores de títulos são as empresas e entidades que ofertam seus papeis no mercado.
Pessoa Física
Por fim, a pessoa física costuma atuar como operador do mercado financeiro, trabalhando nas mesas de negociação, onde ocorrem as compras e vendas de papeis.
Se você tem dúvida sobre os agentes do mercado ou aspecto específico deste segmento, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.