Agente de crédito: o que é e como ele atua no mercado de crédito?
As empresas muitas vezes precisam recorrer a empréstimos para conseguirem investir, aumentar o faturamento e, assim, o lucro líquido do negócio. Para auxiliar neste processo, há um profissional conhecido como agente de crédito.
O agente de crédito atende nas mais diversas instituições financeiras do país, no setor de mercado de crédito.
O que é um agente de crédito?
O agente de crédito é o profissional que atua no processo de financiamentos. Isto é, ele auxilia na concessão de crédito para empresas e pessoas. Além disso, o profissional de crédito também pode trabalhar no setor de cobranças de instituições financeiras.
O agente de crédito pode exercer algumas horas atividades que envolvem o mercado de crédito. Por exemplo, uma das funções do profissional é também estudar maneiras e planos dos clientes de pagarem financiamentos.
O profissional de crédito no Brasil
O agente de crédito foi reconhecido como profissão em 2009, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O Banco Central tornou obrigatório que o profissional tivesse um certificado para intermediar a liberação de crédito.
Desde 2014, a certificação é feita para evitar problemas e erros ao Sistema Financeiro Nacional.
Os profissionais que fazem o intermédio no mercado de crédito podem ter funções como:
- Análise de Crédito;
- Negociação entre credores e devedores;
- Negociar crédito e hipotecas;
- Faz visitas técnicas em clientes;
- Elabora relatórios dos clientes para instituições.
O agente de crédito pode representar uma única instituição financeira ou trabalhar de forma autônoma. Os profissionais costumam ter uma renda fixa e receber uma comissão conforme as metas da empresa ou cooperativa de crédito.
Para saber mais sobre a importância e a atuação desse profissional e demais agentes do mercado financeiro, se inscreva no Whatsapp da Suno e receba boletins com informações do cenário econômico nacional e internacional gratuitamente.
Importância no crédito para as empresas
Pequenas e médias empresas, muitas vezes, precisam recorrer a financiamentos e empréstimos para aumentarem a produção e assim crescerem. O agente financeiro têm um papel importante para essas empresas.
O empréstimo e financiamento para pequenos e médios negócios é um setor que tem crescido no mercado de crédito. As instituições têm criado estratégias para atrair as empresas.
O agente de crédito auxilia na elaboração de planos viáveis para o pagamento dos empréstimos. Além disso, aponta as melhores opções de crédito para empreendedores.
A orientação é uma das principais funções do profissional. Isso porque o profissional precisa apresentar de forma clara as responsabilidades de cada opção de crédito.
A importância de um consultor para o mercado de crédito e para o crescimento de empresas de pequeno e médio porte.
Funções do agente de crédito para empreendedorismo
O profissional de crédito pode ir além de intermediar a liberação de crédito. Há instituições financeiras que o agente de crédito participa da elaboração do plano de vendas do cliente, reuniões e da rotina da empresa.
Esse processo acontece porque muitas vezes pequenas e médias empresas novas têm dificuldade de comprovar garantias.
Por isso, o consultor financeiro se envolve para saber a realidade da empresa e apresentar a melhor forma de conseguir os recursos com taxas de juros adequadas.
O agente de crédito faz uma consultoria para os clientes. O profissional entende não só do mercado financeiro, como também de empreendedorismo.