Suno Artigos

Agenda de resultados do quarto trimestre de 2019 (4T19)

agenda de resultados

O que esperar dos resultados do terceiro trimestre de 2022 (3T22)?

Um novo ano acaba de iniciar e os investidores da bolsa já começam a procurar saber mais sobre a agenda de resultados do quarto trimestre de 2019. Isso porque será a partir dela que eles poderão se programar melhor para avaliar os resultados das empresas listadas na bolsa brasileira, a B3, no último trimestre de 2019.

E essa ansiedade pela agenda de resultados do quarto trimestre não é à toa. Afinal, os números das empresas no último trimestre costumam vir mais fortes, sobretudo para as companhias do setor de varejo, que se beneficiam do consumo das famílias nas datas comemorativas de fim de ano. Além disso, a temporada de resultados do 4T19 também irá apresentar os números e resultados consolidados das empresas no ano de 2019.

O que esperar dos resultados do quarto trimestre de 2019?

O mercado, de modo geral, espera resultados fortes para as empresas de capital aberto que compõem a agenda de resultados do quarto trimestre. Isso se deve, principalmente, às revisões para cima que o PIB (Produto Interno Bruto) de 2019, o que reflete em uma grande expectativa quanto ao resultado das empresas.

A economia brasileira passou por uma aceleração forte no 4T2019. Esse aumento no nível da atividade econômica no país pode ser observado, por exemplo, pela robusta geração de emprego nos últimos meses do ano e pela inflação do período. O índice de inflação IPCA de dezembro, por exemplo, alcançou 1,15% — o que dá indícios de uma grande retomada na economia no último mês de 2019.

Além disso, a economia brasileira acabou sendo incentivada no quarto trimestre de 2019 por conta da redução da taxa de juros, que seguiu a tendência de queda observada durante todo o ano. Essas reduções incentivam empresas de tirar o dinheiro do caixa para investir. Afinal, as aplicações de renda fixa passam a render pouco nos atuais patamares de juros.

Vale destacar, ainda, que as reduções na Taxa Selic determinadas pelo Copom seguiram duas principais lógicas:

1. Estabilização da inflação e necessidade de aquecer a economia;

2. Redução da percepção do risco-país para o Brasil.

Por conta desses fatores, investidores e o mercado em geral observaram mais duas reduções na taxa básica de juros brasileira no último trimestre. Isso fez com que a Selic atingisse, mais uma vez, os menores patamares de sua história. Sendo que as reduções determinadas pelo Comitê de Políticas Monetárias (Copom) e suas datas respectivas foram:

Projeções para os resultados do quarto trimestre de 2019 (4T2019)

Por conta das reduções na taxa básica de juros da economia terem acontecido durante o quarto trimestre de 2019, é possível esperar uma mudança positiva na receita financeira das companhias em comparação com o terceiro trimestre do último ano.

Isso porque, durante o quarto trimestre, as disponibilidades das companhias aplicadas em renda fixa renderam menos. Sendo que isso ocorreu justamente pelo fato da taxa de juros ter reduzido.

Da mesma forma, é possível esperar também uma redução das despesas financeiras do 4t2019. Afinal, grande parte dos empréstimos realizados pelas empresas estão atrelados ao CDI, taxa que acompanha a Selic.


E, no que se refere ao resultado operacional das empresas, as expectativas também são altas. Não é à toa que as previsões do PIB de 2019 do divulgadas pelo relatório sofreram revisões positivas. Sendo que elas alcançaram 1,17% no final do ano. Para se ter uma ideia, ao final do terceiro trimestre, a expectativa era de alta de 0,87%.

Além disso, o aguardo por resultados fortes também pode ser observado pelo rali que o Ibovespa, índice das principais ações da B3, performou no final do ano. Nesse sentido, o índice acumulou alta de mais de 10% apenas no último trimestre de 2019.

E como as cotações tendem a acompanhar o lucro das empresas, é possível afirmar que o rali de final de ano aconteceu com base em uma expectativa por resultados melhores pelas empresas da bolsa. Por fim, a valorização do índice pode ser observada na seguinte imagem:

Calendário de divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2019 (4T2019)

A agenda dos resultados do 4t19, bem como também a divulgação dos balanços das empresas do quarto trimestre se iniciará no dia 27 de janeiro e terminará no dia 31 de março. Além disso, também é importante lembrar que, juntamente com os a divulgação dos resultados do 4T19, as empresas também apresentarão os seus resultados consolidados de 2019 — já esse é o último trimestre do ano.

Abaixo, é possível conferir a lista, em ordem cronológica, do calendário de resultados do quarto trimestre de 2019 (4T2019) das principais empresas listadas na B3.

Resultados a serem divulgados em Janeiro de 2020

Resultados a serem divulgados em Fevereiro de 2020

Resultados a serem divulgados em Março de 2020

*As datas de divulgação dos resultados podem sofrer mudanças de acordo com a empresa.

Quer ter a agenda de resultados do quatro trimestre de 2019 completa, e conferir os principais resultados do dia diretamente no seu celular? Participe do nosso grupo do Telegram e receba, diretamente, um resumo diário com os principais fatos do mercado, além de inúmeros conteúdos exclusivos da Suno.

Sair da versão mobile