Suno Artigos

Agenda de resultados do primeiro trimestre de 2020 (1T20)

A agenda de resultados do primeiro trimestre de 2020 é, sem dúvida, uma das mais esperadas nos últimos tempos pelo mercado financeiro. Afinal, é por ela que será possível quantificar os primeiros impactos da crise do novo coronavírus no balanço das empresas listadas na bolsa de valores brasileira.

Vale destacar que, historicamente, o primeiro trimestre do ano já é um período de resultados mais fracos para grande parte das empresas. Contudo, o lockdown e as medidas de isolamento social adotadas prejudicaram ainda mais a atividade das companhias, as quais divulgarão seus números conforme a agenda de resultados do primeiro trimestre de 2020.

O que esperar dos resultados do primeiro trimestre de 2020?

Diferentemente de outros períodos, o mercado já espera uma queda na receita e nos lucros das empresas de capital aberto que compõem a agenda de resultados do primeiro trimestre de 2020.  Afinal, praticamente todos os setores da economia foram impactados pela crise do COVID-19.

Essa expectativa se deve porque os impactos do vírus e das medidas de proteção contra a proliferação da doença atingiram, de forma geral, toda a atividade econômica não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Ou seja, os efeitos econômicos do coronavírus afetaram consideravelmente o comércio, à indústria e ao setor de serviços no mesmo momento.

Esse fato diferencia a crise do coronavírus de outras crises ocorridas no passado, como na crise do subprime de 2008, por exemplo. Naquele ano, a crise se iniciou no setor financeiro e imobiliário norte-americano. Após isso, obviamente, ela se alastrou, gradualmente, para outros países e para outros setores da economia.

Com a crise do novo coronavírus, entretanto, praticamente todos os países e setores da economia foram impactados, já no seu início, que se deu ao longo do primeiro trimestre de 2020. Logo, a expectativa é que os balanços do 1T20 das empresas venham com indicadores e resultados bastante comprometidos.

Projeções para os resultados do primeiro trimestre de 2020 (1T2020)

Como foi dito, as projeções para os resultados do primeiro trimestre de 2020 são pessimistas. Não é à toa que as cotações da bolsa brasileira despencaram tanto desde o início do ano, acumulando uma queda de 36,86% até o fim do primeiro trimestre, como pode ser observado no gráfico do Ibovespa durante o 1T20:

Ou seja, essa grande queda, que foi uma das mais rápidas e com mais circuit breakers da história para um trimestre, é mais um dos fatores que refletem claramente uma mudança da perspectiva de lucro para as empresas de capital aberto.

Projeções econômicas para o 1T20

Outro fator que sinaliza como o pessimismo tomou conta do ambiente econômico é a mudança da projeção do PIB de 2020 do Brasil, divulgada semanalmente pelo Relatório Focus. No primeiro trimestre de 202, essas projeções passaram de:

Logo, essa queda expressiva na expectativa do PIB (Produto Interno Bruto) para o ano de 2020 também indica, de fato, que o cenário para o país e para as empresas pioraram muito.

Por conta disso, as projeções para os resultados do 1T20 para as empresas não são das melhores, e devem inclusive apagar os efeitos das reduções da taxa de juros do país, a Taxa Selic, que ocorreram no primeiro trimestre. Durante o período, as reduções definidas pelo Copom e suas respectivas datas foram:

A maior parte do impacto da crise do novo coronavírus deve ser observada no primeiro e no segundo trimestre. Entretanto, por ser uma crise atípica e praticamente sem precedentes, é possível que tal situação perdure por um período maior, sendo ainda bastante incerta qualquer projeção sobre a extensão dos efeitos dessa crise.

Projeções de resultados do 1T2020 por setor

Por último, cabe ressaltar também quais serão os principais pontos observados pelo mercado nos resultados do primeiro trimestre de 2020 para os setores de maior peso no Ibovespa, que serão:

Calendário de divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2020 (1T2020)

A agenda dos resultados do 1T2020, assim como a disponibilização dos balanços das empresas do primeiro trimestre de 2020, se iniciará no dia 23 de abril e terminará na última semana de maio.

Abaixo, é possível conferir a lista, em ordem cronológica, do calendário de resultados do primeiro trimestre de 2020 (1T2020) das principais companhias listadas na B3.

Resultados a serem divulgados em Abril de 2020

Resultados a serem divulgados em Maio de 2020

Resultados a serem divulgados em Junho de 2020

Fonte: B3 e site das empresas. As datas de divulgação dos resultados podem sofrer mudanças de acordo com a empresa.

Quer receber a agenda de resultados do primeiro trimestre de 2020 completa e ficar por dentro dos principais resultados do dia ? Entre no nosso grupo do Telegram da Suno e acompanhe, diretamente no seu celular, os resultados das empresas e as principais notícias que movimentaram o mercado. É gratuito!

 

Sair da versão mobile