O ano de 2023 iniciou-se com grande agitação na bolsa de valores, após a eleição e início do novo governo. Com isso, as expectativas pela divulgação da agenda de resultados do quarto trimestre de 2022 estão elevadas, pois ela pode ser um trigger de alta para os ativos.
Destaca-se que a agenda de resultados do quarto trimestre já é aguardada com mais ansiedade pelos investidores — pelo fechamento do ano fiscal das empresas. No entanto, devido ao contexto político e econômico atual do país e seu reflexo nos preços das ações nos últimos meses, a espera pela agenda de resultados do 4T 2022 está ainda mais elevada.
Confira a Agenda de Resultados do 1T 2023 (1T23) das empresas da B3.
O que esperar dos resultados do quarto trimestre de 2022 (4T22)?
Sem dúvida, grande parte dos investidores da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) procuram saber o que esperar dos resultados do quarto trimestre de 2022. Afinal, a divulgação dos números pelas companhias ao longo da agenda de resultados do quarto trimestre é um importante evento de avaliação e revisão de premissas pelos agentes do mercado para cada ativo.
Caso os números venham acima das expectativas, espera-se que os preços subam; enquanto que se vierem abaixo do esperado, a tendência é oposta, de queda. Por isso, entender o que esperar da agenda do 4T22 é fundamental.
Vale ressaltar que os dados macroeconômicos do final de 2022 são positivos. Tem-se, por exemplo:
- Queda substancial da taxa de desemprego;
- Reabertura da economia após pandemia;
- Controle e queda da inflação oficial do país;
- Estabilidade da taxa de câmbio do dólar norte-americano;
- Alto nível de atividade econômica e crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
Apesar do cenário macroeconômico relativamente favorável, com a recuperação da economia após a pandemia, observa-se que, na contramão, o risco-país do Brasil vem aumentando — sobretudo pela instabilidade política da mudança do governo.
Isso porque, com o risco mais elevado, mesmo com uma inflação mais baixa, a taxa básica de juros, a Taxa Selic, se mantém em patamares elevados, levando o país a ter uma das maiores taxas de juros reais do mundo. A taxa livre de risco mais alta gera um custo de capital e de oportunidade mais elevado, causando a depreciação dos preços de ativos, como ações e fundos imobiliários (FIIs).
Para driblar esse contexto de juros, a agenda do 4T2022 será fundamental. Afinal de contas, números positivos e acima do esperado no mercado real das empresas podem ser um importante trigger de alta para as cotações.
Projeções para os resultados do 4T2022 das empresas da B3 (Bovespa)
Depois de conhecer um pouco melhor o contexto da agenda de divulgação de resultados das empresas no quarto trimestre de 2022, os investidores buscam algumas das projeções para os resultados do 4T2022 das companhias da B3 (Bovespa). Isto como forma de tentar prever e saber o que esperar dos números a serem divulgados.
Destaca-se, neste sentido, que cada setor de empresas terá uma projeção de resultados diferente. Alguns ramos tiveram um bom 4T22, o que se refletiu em alta nas ações nos últimos meses, enquanto outros setores têm uma projeção de resultado fraco, causando quedas nas cotações recentes.
Ao observar o gráfico de desempenho do índice Bovespa (Ibovespa), o investidor verifica que houve uma certa estabilidade ao longo do quarto trimestre de 2022. Contudo, a realidade é que tivemos ativos relevantes do índice que subiram bastante, como Vale (VALE3), e outros que sofreram quedas relevantes, como Bradesco (BBDC4).
Abaixo, o gráfico de desempenho do Ibovespa no 4T22, que manteve-se praticamente estável no período, acumulando uma ligeira queda de 0,27%.
Para compreender melhor o comportamento dos ativos no quarto trimestre de 2022 e o que esperar do resultado de cada um deles, é preciso conhecer as expectativas para cada setor de empresa da bolsa.
Commodities
No setor de commodities, sem dúvida a maior atenção será para a mineradora Vale (VALE3) e para a petroleira Petrobras (PETR3). No caso da primeira, a expectativa é por resultados robustos devido à alta da cotação do minério de ferro e à manutenção do dólar em patamar elevado.
Já no caso da Petrobrás, os resultados também devem vir fortes, em linha com os últimos balanços. Afinal, a cotação do barril de petróleo também segue em patamares mais altos.
Varejo
No caso do calendário de balanços do varejo, a expectativa sempre é mais positiva para os números do quarto trimestre. Afinal, é neste período que temos importantes períodos de vendas, como a black friday e o natal.
No entanto, vale destacar que após o escândalo contábil envolvendo a Americanas (AMER3) divulgado em janeiro, os agentes do mercado observarão os números das empresas com maior atenção neste ano.
Construtoras
Outro setor que deve receber uma atenção relevante do mercado é o imobiliário, sobretudo as construtoras com capital aberto. Afinal de contas, as cotações das principais incorporadoras da bolsa têm sofrido bastante, com quedas na ordem de 60% a 80%.
Assim, os investidores deverão ficar atentos à velocidade de vendas das empresas (VSO) e ao volume de lançamentos para compreender o impacto do cenário macroeconômico na atividade. Afinal, a taxa de juros — inimiga deste setor — tende a prejudicar muito os resultados.
Turismo
Assim como o varejo, os números do setor de turismo na agenda de divulgação de resultado trimestral são esperados com ansiedade. Após os impactos da pandemia nas empresas, o quarto trimestre deve mostrar uma recuperação importante para as companhias, com o período de maior atividade de turismo no país.
Setor financeiro
No caso do setor financeiro, que concentra algumas das principais empresas com capital aberto na bolsa, as projeções de resultados são mais estáveis e previsíveis. Neste setor, os níveis de rentabilidade, medido principalmente pelo ROE (Return On Equity), deve receber atenção especial dos investidores.
Ademais, vale ressaltar, ainda, que o contexto de taxa de juros mais alta é favorável às empresas do setor financeiro. Por isso, as projeções para os resultados do 4T2022 dos bancos e seguradoras são mais otimistas.
Calendário de divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2022 (4T2022)
Depois de conhecer melhor as projeções, o próximo passo é saber o cronograma do calendário de balanços do 4° trimestre. Assim, abaixo é possível conferir a lista com as datas do calendário de resultados do 4T2022 em ordem cronológica:
Resultados do 4T2022 a serem divulgados em fevereiro de 2023
Resultados do 4T2022 a serem divulgados em março de 2023
Ficou com mais alguma dúvida sobre a agenda de resultados do 4T 2022? Deixe nos comentários abaixo.