Recentemente, a busca pela agenda de resultados do terceiro trimestre de 2022 tem sido alta pelos investidores. Afinal de contas, iniciou-se a temporada de divulgação dos balanços das empresas de capital aberto na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Nesta temporada, especificamente, os investidores têm ainda mais ansiedade pelos números, uma vez que as expectativas estão, de modo geral, positivas. Com isso, o mercado deseja visualizar ao longo da agenda de resultados do terceiro trimestre de 2022 se as empresas conseguirão atingir os resultados esperados, ou não.
O que esperar dos resultados do terceiro trimestre de 2022 (3T22)?
Como foi colocado, de maneira geral, o mercado tem esperado por números positivos pelas empresas ao longo da agenda de resultados do terceiro trimestre de 2022. Este fato pode ser comprovado, por exemplo, pela alta do índice Bovespa (Ibovespa) no trimestre.
Abaixo, é possível conferir a elevação da cotação do principal índice do mercado de capitais brasileiro durante o 3T2022:
No gráfico, é possível verificar que durante o terceiro trimestre o Ibovespa saiu de aproximadamente 98 mil pontos para mais de 110 mil pontos. Ou seja, um aumento de 11,66%, que corrobora com a tese de melhores expectativas para os resultados das empresas da bolsa de valores.
Esse sentimento positivo está amparado, ainda, nos indicadores e noticiários econômicos positivos que vêm sendo divulgados nos últimos meses. Neste sentido, alguns dos eventos da economia que têm surpreendido são:
- Aumento da atividade econômica;
- Queda generalizada nos indicadores de inflação;
- Elevação do investimento estrangeiro no país;
- Redução dos índices de desemprego;
- Recordes de arrecadação de impostos pelo governo;
- Melhora do endividamento do Brasil em relação ao PIB;
- Apreciação do câmbio do Real em relação aos emergentes.
Com o noticiário econômico positivo, a bolsa brasileira tem conseguido se desempenhar bem. Isto mesmo com a incerteza envolvendo as eleições presidenciais, que reservam sempre surpresas e emoções para os investidores da bolsa.
Vale ressaltar, ainda, que nem todos os resultados das empresas seguirão o mesmo rumo ao longo da agenda de resultados do terceiro trimestre. As companhias do setor de commodities, por exemplo, devem ter resultados inferiores, sobretudo aquelas afetadas com a queda da cotação do petróleo e do minério de ferro.
Assim, apesar das expectativas generalizadamente melhores, é preciso que os investidores se atentem aos números individuais de cada empresa para avaliar seus resultados. Alguns dos principais aspectos que devem ser observados e analisados são:
- Alterações das margens de lucro;
- Aumento ou redução das receitas;
- Controle dos custos e despesas;
- Variação do market share;
- Velocidade de crescimento.
Projeções para os resultados do 3T2022 das empresas da B3 (Bovespa)
Como foi colocado, as projeções para os resultados do 3T2022 das empresas da B3 (Bovespa) irão variar de acordo com cada setor. Afinal de contas, cada companhia possui diferentes variáveis internas e externas que influenciam nos números e na performance.
Portanto, para conseguir entender melhor as projeções para o 3T22, é preciso compreender o cenário atual e as particularidades de cada setor de empresas. Ainda assim, deve-se ter em mente que mesmo dentro de um mesmo nicho, existem as companhias que vão performar melhor ou pior.
Abaixo, um pouco mais das expectativas do mercado para alguns dos principais setores de empresas da bolsa:
Commodities
No setor de commodities, a atenção principal será, sem dúvida, para as empresas que exploram o petróleo, como a Petrobras (PETR3) e Prio (PRIO3), e o minério de ferro, como a Vale (VALE3), a Gerdau (GOAU3) e a Usiminas (USIM5). Sendo que todas essas companhias dependem da cotação da commodity e do dólar nos seus resultados.
Na prática, ao longo do terceiro trimestre houve uma queda das cotações tanto do minério de ferro quanto do petróleo, o que, tudo mais constante, irá afetar a receita das empresas. Já no que se refere ao dólar, o câmbio da moeda variou bastante no período, ficando entre R$5,50 e R$5,00.
Varejo
As ações do setor de varejo, de modo geral, apresentaram uma performance muito positiva durante o terceiro trimestre de 2022. Os papéis da Magazine Luiza (MGLU3) saltaram aproximadamente 100% no período, enquanto as ações da Via Varejo (VIIA3) subiram aproximadamente 65%.
Apesar do desempenho muito positivo, é preciso lembrar que as cotações dos papéis dessas companhias estão longe do pico, amargando, ainda, quedas de 60% a 70%. Portanto, o que deve explicar a explosão das cotações é a expectativa de que os resultados não sejam tão ruins quanto o esperado, em um cenário de Taxa Selic elevada e inflação.
Construtoras
As prévias operacionais das construtoras em relação ao desempenho do terceiro trimestre têm apresentado direções divergentes. Enquanto a MRV (MRVE3) apresenta queda nas vendas e nos lançamentos, a Eztec (EZTC3) reporta um dos maiores volumes de venda bruta da história.
Sendo assim, é preciso acompanhar como cada construtora de cada nicho desse mercado (baixa, média e alta renda) conseguiu performar em um cenário de custos de construção e de mão de obra mais elevados.
Turismo
O setor de turismo, um dos mais afetados pela pandemia, recebe atenção especial dos investidores, pela volatilidade nos resultados. No terceiro trimestre de 2022, com a flexibilização das medidas sanitárias, as empresas devem continuar o ritmo de recuperação dos números pré-pandemia.
Setor financeiro
Sem dúvida, o setor financeiro é um dos mais acompanhados pelos investidores ao longo da agenda de resultados, e não será diferente ao longo da agenda do 3T2022. Neste sentido, a atenção será para como as companhias irão desempenhar e aproveitar do contexto de taxa de juros mais alta para aumentar o lucro.
Além disso, o mercado está sempre atento a alguns indicadores importantes desse setor. Entre eles, o ROE (Return on Equity), a receita de prestação de serviços e a PDD (provisão para devedores duvidosos).
Calendário de divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2022 (3T2022)
Após entender melhor o momento atual de cada setor da bolsa no contexto da agenda do 3T22, o próximo passo é conhecer a data em que os números das companhias serão reportados. Isto, obviamente, ao longo do calendário de divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2022.
Ao longo dos meses de outubro e novembro, os investidores terão acesso a diversos relatórios e balanços das empresas. Por isso, é preciso estar atento às datas de divulgação do resultado do 3T2022 das principais ações da bolsa.
A seguir, em ordem cronológica, a lista com as datas do calendário de resultados do 3T2022 das empresas listadas na B3 (Bovespa).
Resultados do 3T2022 a serem divulgados em outubro de 2022
Resultados do 3T2022 a serem divulgados em novembro de 2022
Ficou com mais alguma dúvida sobre a agenda de resultados do 3T 2022? Deixe nos comentários abaixo.