Com a chegada do quarto e último trimestre do ano, aumenta a expectativa dos agentes do mercado de capitais pela agenda de resultados do 3T 2021. Isto é, pelas datas de divulgação dos números reportados pelas empresas listas na bolsa de valores durante o terceiro trimestre.
Afinal de contas, será ao longo da agenda de resultados do 3T 2021 que os investidores terão acesso aos relatórios econômicos e financeiros das companhias. Maneira pela qual será possível avaliar os números alcançados no período e compará-los às expectativas do mercado. Confira a agenda de resultados do 4T21.
O que esperar dos resultados do terceiro trimestre de 2021 (3T21)?
Não é à toa que a temporada de resultados do 3T21 tem sido tão aguardada. Nesse sentido, por um lado, destaca-se que existe uma expectativa pelo mercado de melhoria generalizada dos números das empresas.
Isso porque tanto durante o trimestre anterior (agenda de resultados do 2T 2021), quanto ao longo do mesmo trimestre do passado, o 3T20, grande parte das empresas ficaram impedidas de operar na normalidade. Este é o caso, por exemplo, de companhias do setor de aviação, turismo, shopping center e de seguros.
Mas com o avanço da vacinação e da imunização da população durante o balanço do 3T21, uma parte dessas empresas devem ter uma reversão de resultados de negativos para positivos, sobretudo devido às bases de comparação arrefecidas.
No entanto, por outro lado, é preciso ressaltar que também existem companhias que o mercado espera o cenário inverso. Isto é, de piora nos números.
Entre elas, as que são impactadas negativamente pela elevação de variáveis macroeconômicas como o câmbio, os juros e a inflação.
As mudanças dessas variáveis durante o 3T21 foram:
- Taxa Selic: de 4,25% para 6,25% do início ao final do terceiro trimestre
- Câmbio do dólar: de R$5,00 para R$5,44 do início ao final do terceiro trimestre;
- Previsão da inflação: de 6,07% para 8,45% do início ao final do terceiro trimestre.
Obviamente, nem todas as empresas são influenciadas da mesma forma por essas mudanças. Por exemplo, as seguradoras são beneficiadas pelo aumento dos juros, enquanto as construtoras são prejudicadas. Por isso, vale conhecer algumas das principais projeções para os resultados do 3T2021 das empresas da B3.
Projeções para os resultados do 3T 2021 das empresas da B3 (Bovespa)
De maneira geral, conforme exposto anteriormente, as projeções para os resultados do 3T2021 das empresas da B3 (Bovespa) são positivas. Sendo que isso se deve principalmente à reabertura econômica do 3T21 e às bases mais fracas do 3T2020 e do 2T2021 para comparação de resultado.
Assim, com o último trimestre, o 3T2021 deve ter grande contribuição para a elevação do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano, que deve se elevar em cerca de 5% em relação a 2020. Esta expectativa está em linha com o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) da Cielo (CIEL3) dos últimos meses, que demonstram uma atividade forte:
Apesar da relevância do ICVA para demonstrar a atividade econômica do país, os resultados das empresas listadas se comportam de maneira mais heterogênea. Afinal, são muitas variáveis que impactam os números das companhias, como:
- Setor de atuação na economia;
- Cotação de commodities internacionais;
- Eficiência operacional alcançada;
- Nível de exposição à exportação;
- Região de atuação no país;
- Nível de alavancagem financeira.
Das companhias que devem apresentar melhorias de resultados, destacam-se as que são favorecidas pelo aumento da taxa de juros. Entre elas, seguradoras como BB Seguridade (BBSE3), Sulamérica (SULA11) e Porto Seguro (PSSA3), e também os bancos, como o Itaú (ITUB3), Bradesco (BBDC3), Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3).
Além disso, também devem ser favorecidas as companhias expostas às commodities, já que as cotações desses produtos se elevaram de maneira generalizada no 3T21. Neste caso, sem dúvida a maior atenção ficará para a Vale (VALE3) e para a Petrobras (PETR3).
Por outro lado, aquelas que mais devem sofrer no 3T2021 são as companhias que saem prejudicadas pelo aumento dos juros e do dólar. Principalmente as construtoras, que tiveram as cotações prejudicadas no terceiro trimestre, como a Eztec (EZTC3), Trisul (TRIS3) e Cyrela (CYRE3)
Projeções econômicas para o 3T2021
Além das projeções de resultados, existem também as projeções econômicas para o 3T2021. Sendo que elas são fundamentais para que o investidor consiga compreender melhor o contexto econômico que as empresas têm passado.
Nesse sentido, o destaque fica para a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que surpreendeu o mercado ao longo do terceiro trimestre. A previsão do Relatório Focus para o indicador saltou de 6,07% para 8,45% durante o 3T21.
Com essa elevação preocupante dos preços, o Bacen (Banco Central) precisou adotar uma postura mais hawkish. Isto é, no sentido de elevar a Taxa Selic, para controlar a atividade econômica. Assim, a taxa básica de juros saiu dos 4,25% para 6,25%.
Devido ao aumento de quase 50% na taxa mãe da economia em um único trimestre, certamente o mercado passará a acompanhar mais de perto o resultado financeiro das empresas. Ou seja, as receitas sobre aplicações financeiras e as despesas com juros de empréstimos.
Por fim, destaca-se ainda a projeção econômica com relação à atividade econômica do país, medida pelo PIB. Nesse sentido, as variações de expectativas do mercado foram de:
- +5,22% no final do 2T2021 para;
- +5,08% no final do 3T2021.
Essa redução de expectativa de recuperação econômica, com o contexto político conturbado, causou uma correção na cotação das ações durante o terceiro trimestre. Abaixo, é possível verificar o desempenho do índice Ibovespa no período, que sofreu queda aproximada de 12,48%.
Calendário de divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2021 (3T2021)
Depois de conhecer melhor o ambiente econômico e financeiro do terceiro trimestre, os investidores devem acessar e avaliar os resultados individuais de cada companhia ao longo da agenda do 3T21. Assim, será possível verificar quais superaram e quais frustraram as expectativas do mercado.
Abaixo, portanto, em ordem cronológica, a lista com as datas do calendário de resultados do 3T2021 das empresas listadas na B3 (Bovespa).
Quer conferir todos as divulgações da agenda de resultados do 3T 2021? Entre no nosso grupo do Telegram e receba diariamente conteúdos exclusivos com os principais resultados das empresas, além de análises e notícias que movimentam o mercado. Aproveite, é gratuito!