Suno Artigos

Ações que Pagam Dividendos Mensais: 10 Empresas para Obter Renda Passiva

Uma das grandes vantagens de se investir em ações são os dividendos. Nesse sentido, conheça aqui as ações que pagam dividendos mensais.

Através do rendimento mensal distribuído por tais ações o investidor terá a oportunidade de utilizar os valores como quiser, seja reinvestindo em mais ações ou utilizando-os de outras formas. Assim, o investidor poderá ampliar a sua carteira e aumentar os recebimentos de proventos.

Desse modo, observando os benefícios da renda passiva proveniente das ações, vamos conhecer a seguir, com detalhes, as 10 ações que pagam dividendos mensais.

Benefícios de Investir em Ações com Dividendos Mensais

O pagamento mensal de rendimentos pode proporcionar uma série de benefícios ao investidor. Dentre eles, a renda passiva regular. Ou seja, com os pagamentos mensais, funcionando como uma espécie de aluguel, ou “segundo salário”, o investidor terá mais recursos para investir e também, para se planejar financeiramente.

Caso o investidor foque no crescimento da carteira, o reinvestimento frequente poderá potencializar o crescimento patrimonial com os dividendos.

E por fim, temos a diversificação de renda. Conforme os investimentos vão aumentando de volume, a renda também passará a ser maior. Desse modo, é natural que a dependência sobre uma única fonte de renda diminua. Quem sabe, o investidor não conseguia até se desvincular dessa dependência por completo, conquistando a independência financeira.

Critérios para Selecionar Empresas que Pagam Dividendos Mensais

Não são todas as ações que pagam dividendos mensais e também, não são todas as ações que são boas. Portanto o caminho para a renda passiva existe, mas precisa ser muito bem planejado.

Dessa maneira, uma das ferramentas utilizadas para identificar boas ações para renda passiva é o histórico consistente de pagamentos. Por mais que os rendimentos passados não sejam garantia de rendimentos futuros, o investidor precisa avaliar se a companhia em questão tem o costume de pagar dividendos e quanto ela costuma pagar. Será que esses pagamentos estão crescendo com o passar dos anos?

A saúde financeira também é um ponto relevante. É muito difícil encontrar uma boa empresa pagadora de dividendos que não tenha saúde financeira sólida. Desse modo, fique atento aos índices de liquidez da empresa. Dê preferência a firmas com índices elevados de liquidez. Isso significa que a companhia tem caixa para pagar dividendos.

E aonde a empresa atua? O setor, por acaso é estável? Alguns setores que podemos considerar estáveis são: financeiro, energia, telefonia, saneamento, entre outros. Ou seja, são setores que costumam não sofrer com sazonalidade, por exemplo.

O último critério a ser utilizado para avaliar uma boa ação pagadora de dividendos é ter uma política clara de distribuição de dividendos.

Normalmente, as empresas de capital aberto possuem regras bem claras a respeito dos dividendos. Por exemplo, há companhias que estipulam dividendos de no mínimo 10% do lucro líquido apurado, entre outras regras. Assim verifique qual é a política de dividendos da empresa antes de investir nela.

10 Empresas que Pagam Dividendos Mensais

Veja a seguir, com destelhes, as 10 empresas que pagam dividendos mensais.

Banestes (BEES3)

Criado em 1937, o Banestes é o banco do estado do Espírito Santo. Assim, o banco possui mais de 780 agências no estado, espalhadas em mais de 78 municípios.

Sobre os dividendos, o banco vem distribuindo proventos, de forma recorrente, desde 2014. Mas foi a partir de 2021, que o banco começou a distribuir mensalmente os dividendos.

Inclusive, não são só dividendos que o BEES3 distribui. Na verdade, existem meses que são pagos juros sobre capital próprio e, em outros períodos, dividendos. Segue o volume total de dividendos pagos nos últimos 5 anos por ação:

Fazendo uma breve análise sobre alguns dos principais indicadores relacionados aos dividendos, como o dividend yield e payout ratio, temos os seguintes resultados: BEES3 possui 7,73% de DY nos últimos 12 meses, desse modo, com base no atual valor da ação, a rentabilidade de BEES3 é de 7,73%. Já o payout ratio é de 62,73%. Nesse sentido, 62,73% dos lucros da companhia são distribuídos.

Sobre as perspectivas futuras, aparentemente parecem boas, já que há previsões para pagamento de dividendos até o início de 2025.

Olhando o histórico de dividendos, também identificamos a evolução dos pagamentos, desde 2020. Ou seja, ano após ano, o banco parece conseguir melhorar os seus proventos, fato que beneficia os acionistas.

Bradesco (BBDC3 e BBDC4)

O banco Bradesco é uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Criado em 1943, o banco há anos, é conhecido como bom pagador de dividendos.

Já fazem muitos anos que a instituição realiza distribuições mensais. Sendo que nos últimos 5 anos, os proventos totalizaram as seguintes quantias:

Observando os pagamentos realizados nos últimos 5 anos, vimos que eles são bem diferentes. Em 2021 houve uma evolução significativa dos proventos, contudo, em 2022, a queda foi grande. Já em 2023 houve uma grande recuperação, enquanto em 2024, aparentemente, os proventos não mostram força suficiente para superar os ganhos gerados no ano anterior.

Assim, ao analisar os dividend yield de BBDC4, encontramos o valor de 11,15%. Fazendo uma breve comparação com o BEES3, a rentabilidade de BBDC4, atual, parece bem superior. Já o payout ratio está em 64,03%. Superando, o BEES3 também.

Em questão de expectativas, o segmento bancário pode ter resultados ainda melhores, devido a alta da Selic. Mas, é possível que as provisões para devedores duvidosos, aumente. Coisa que normalmente, consome parte dos resultados.

Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4)

Se o Bradesco é um grande banco, o Itaú Unibanco é o verdadeiro titã do mercado financeiro. ITUB4 é outra instituição financeira que vem distribuindo dividendos mensalmente há anos. Veja a seguir, os resultados distribuídos nos últimos 5 anos:

Comparado aos dois primeiros bancos analisados, podemos dizer que o Itaú possui uma evolução de distribuições mais semelhante a BEES3. Porém, de 2020 para 2021, houve uma queda nos rendimentos. Essa queda só foi recuperada agora, em 2024.

Assim, analisando o dividend yield de ITUB4, temos uma rentabilidade de 6,7%. O payout ratio está em 58,95%. Portanto, a rentabilidade está inferior a BBDC4 e BEES3, mas, o Itaú compromete menos dos seus lucros, distribuindo-os.

Dessa maneira, as projeções para o banco Itaú são boas. Com a alta dos juros, o banco tende a fazer mais dinheiro. Sem falar que a gestão de crédito da instituição é uma das melhores. Em outras palavras, é difícil ver o Itaú perder dinheiro.

Itaúsa (ITSA3 e ITSA4)

A holding, ITSA4, ou Itaúsa, é uma companhia importante, que detém participação em diferentes empresas dos mais variados segmentos. Além de contar com participação no próprio Itaú, Itaúsa tem participações em: Dexco (Construção Imobiliária), CCR (Infraestrutura e mobilidade), Copa Energia (Energia), Alpargatas (varejo calçadista), entre outras empresas.

Por contar com investimentos em várias empresas, Itaúsa recebe muitos proventos e também distribui. Veja as distribuições dos últimos 5 anos:

Talvez, Itaúsa tenha as distribuições mais equilibradas dentre todas as ações vistas até o momento. O melhor pagamento ocorreu em 2020, porém, é possível que em 2024, ITSA4 ainda consiga superar 2020.

Olhando o dividend yield de ITSA4, temos um indicador em 6,44%. Em linha com o banco Itaú, por exemplo. Já o payout é de 63,15%. Superior ao Itaú e em linha com BBDC4 e BEES3.

Com a economia aquecida e os juros subindo, é possível que ITSA4 ganhe através do Itaú. Mas devido a pulverização da carteira de ITSA4, é possível que os resultados não sofram grandes alterações.

Banco do Brasil (BBAS3)

O primeiro banco a ser constituído no Brasil, foi o Banco do Brasil, em 1808. De lá para cá, o BBAS3 cresceu e se manteve atuante no Brasil. Inclusive, hoje, o BBAS3 é uma das maiores instituições financeiras, ao lado do Itaú, e do Bradesco. Assim, descubra a seguir, os valores de dividendos distribuídos nos últimos 5 anos:

Caso BBAS3 consiga entregar resultados superiores a 2023 em 2024, então o BB será um dos poucos investimentos vistos até aqui, que estará entregando rendimentos maiores, ano após ano.

Desse modo, o dividend yield do Banco do Brasil é de 9,69%, um dos maiores da lista, ficando atrás somente de BBDC4. Com relação ao payout, o indicador está em 44,63%. O mais baixo payout até aqui. Ou seja, o BB ainda tem muito lucro para distribuir, caso seja do interesse.

Considerando todos os pontos supracitados e as projeções econômicas, BBAS3 pode gerar resultados ainda melhores, devido aos juros. Contudo, o banco terá que trabalhar bem sua linha de crédito, a fim de evitar “calotes” e grandes perdas.

Telefônica Brasil (VIVT3)

Após 4 instituições financeiras, temos uma companhia telefônica. A Vivo, atua no Brasil desde 2003. Sendo assim, a empresa há muitos anos paga dividendos com certa regularidade. Considerando os últimos 5 anos, veja os totais pagos:

Verificando os últimos 5 anos, está claro que a empresa não conseguiu manter seus dividendos e inclusive, teve uma queda nos pagamentos. Algo que deve deixar o investidor atento.

Ao analisar o dividend yield de VIVT3, encontramos um indicador em 3,21% e o payout de 68,44%. Portanto, se de um lado, temos uma rentabilidade baixa, do outro, temos um comprometimento alto do lucro líquido com as distribuições. 

Ou seja, dificilmente a empresa conseguirá pagar rendimentos ainda maiores, sem um aumento considerável do lucro.  

Resumindo: se VIVT3 mantiver a progressão dos resultados, é possível que as distribuições continuem caindo cada vez mais. Desse modo, as projeções para a empresa são um tanto quanto preocupantes. Contudo, a companhia ainda se mantem pagando bons dividendos.

Cemig (CMIG4)

No setor elétrico, temos a Cemig. A empresa foi criada no estado de Minas Gerais, no ano de 1952. Atualmente, ela atua em 24 estados mais o distrito federal. Assim, a empresa atende mais de 8,5 milhões de clientes. Por atuar em um setor bem estável, CMIG4 paga dividendos com recorrência. Nesse sentido, vamos analisar as distribuições dos últimos 5 anos:

A princípio, é possível identificar uma evolução interessante nos proventos distribuídos por CMIG4. Somente entre 2022 a 2023, houve uma queda. No entanto, se em 2024 as distribuições se mantiverem, é possível que a empresa consiga superar os rendimentos pagos em 2023.

Sobre o dividend yield, CMIG4 está com a rentabilidade de 16,2%. A melhor rentabilidade até aqui. Já o payout está em 73,10%. Portanto, temos uma ação que compromete uma parte considerável de seus lucros para os pagamentos de dividendos.

Dessa maneira, ao olhar a evolução dos proventos, podemos concluir que CMIG4 tem boas perspectivas para o futuro.

Petrobras (PETR3 e PETR4)

A Petrobras dispensa apresentações. A companhia criada em 1953, atua no segmento de petróleo e gás, sendo uma das principais empresas do Brasil.

Segundo as últimas estimativas, PETR4 consegue fazer a extração de 2,689 milhões de barris por dia. Desse modo, observando os últimos 5 anos, temos esse cenário relacionado aos pagamentos de dividendos:

Diferente das demais ações já vistas, PETR4 não manteve pagamentos recorrentes nos últimos 5 anos. Isso poque em 2020, não houve distribuições. Contudo, comparado a todas as demais ações, PETR4 foi uma das empresas que mais pagou proventos.

O dividend yield da empresa está em 17,68% e o payout está em 108,29%. Ou seja, temos uma empresa que paga mais dividendos do que o lucro líquido auferido. Situação, um tanto quanto complexa.

Avaliando o futuro de PETR4, podemos projetar que será bom. Devido à volatilidade dos mercados e a grande necessidade por combustíveis fosseis, a Petrobras com certeza terá demanda no futuro. Porém, é a gestão da empresa que preocupa.

Taesa (TAEE11)

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A, ou TAESA, atua no segmento de construção, operação e manutenção de ativos de transmissão de energia elétrica. Nesse sentido, a companhia possui 15,2 mil km de linhas de transmissão e 110 subestações. Com relação aos dividendos, nos últimos 5 anos, a companhia fez bons pagamentos. Veja mais:

De 2020 até 2022, TAEE11 teve certa evolução em seus proventos, mas, de 2022 para 2023, houve uma queda considerável. Já neste ano, a princípio, a empresa parece estar aumentando seus dividendos. Quem sabe no futuro, a companhia não consiga entregar os mesmos resultados já entregues.

Assim, o dividend yield da companhia está em 9,89% e o payout está em 58,01%. Isso significa que TAEE11 possui um rendimento interessante e um bom payout. Caso a empresa esteja interessada, há como aumentar esse payout e aumentar ainda mais os dividendos.

Sobre as expectativas futuras para a empresa, observando os indicadores aqui apresentados TAEE11 parece estar em um bom caminho e com chances de melhorar seus resultados nos anos que se aproximam.

Vale (VALE3)

Por fim, temos a Vale do Rio Doce, outra importante empresa do Brasil. A VALE3 atua no segmento de mineração, logística, energia e siderurgia. Assim, a empresa possui um bom histórico de pagamentos de dividendos. Sendo que nos últimos 5 anos, esses foram os resultados:

Analisando 2020 a 2021, identificamos um grande crescimento dos proventos. Mas, depois, A Vale acabou reduzindo suas distribuições. Com relação ao dividend yield, VALE3 possui uma rentabilidade de 11,86%. Em relação ao payout, o indicador está em 67,39%.

Nesse sentido, temos uma boa rentabilidade, mas um payout elevado, quando comparado às outras ações da lista. Olhando para o futuro, acreditamos que a Vale continuará a ter um papel importante na economia brasileira. Por ser uma das maiores mineradoras de minério de ferro do mundo, a Vale permanecerá interessante.

Riscos e Considerações ao Investir em Ações de Dividendos Mensais

O investimento em ações não está livre de riscos. Muito pelo contrário. O mercado tem um grau de risco elevado, sendo que a previsibilidade vista na renda fixa, está longe de ser a mesma na renda variável.

Nesse sentido, um dos riscos mais comuns da renda variável é a volatilidade do mercado de ações. Uma vez que todos os dias, as ações são negociadas e, portanto, os preços variam muito.

Outro fator de risco considerável, é a possibilidade de redução ou suspensão dos dividendos.

Como estamos investindo em ações, fica muito difícil prever qual será o resultado da empresa no ano seguinte, ou até mesmo, avaliar se a companhia distribuirá dividendos.

Assim, assumindo todos os riscos expostos acima, o mais recomendável, é que o investidor permaneça atento à sua carteira. Desse modo é fundamental acompanhar de perto as novidades e resultado das companhias. Só assim o investidor terá condições de evitar maiores perdas ou de capturar excelentes oportunidades de investimento

Conclusão

Observando as diversas estratégias de investimentos existentes, uma das melhores é construir uma carteira de ações focadas em dividendos.

Desse modo, o investidor poderá ganhar renda passiva por meio dos dividendos, além de assegurar o crescimento patrimonial através da valorização das ações.

Querendo ou não, ao investir em ações, o investidor estará se posicionando em empresas que costumam ter negócios com resultados crescentes. Situação que gera dividendos cada vez maiores.

Mas, investir em ações também tem seus riscos, como a falta de previsibilidade e a volatilidade do mercado.

Destacando, que não são todas as ações que pagam dividendos todos os meses. Na realidade, são pouquíssimas companhias. Nesse sentido todo o investidor precisa fazer uma boa análise, considerando diferentes critérios para tomar a melhor decisão.

Portanto a estratégia de investir em ações com pagamentos de dividendos mensais é extremamente interessante, mas deve ser conduzida com atenção, exigindo um acompanhamento frequente do investidor.

Sair da versão mobile