É muito comum, principalmente para os investidores iniciantes no mercado de capitais, que exista uma certa tendência de curiosidade no que diz respeito às ações da Petrobras.
As ações da Petrobras são papéis que apresentam um dos mais altos níveis de liquidez e volume negociados na bolsa de valores.
É difícil precisar o motivo dessa alta procura desses ativos por parte dos investidores, mas o fato da estatal já ter sido uma das empresas mais valiosas do planeta talvez explique boa parte deste comportamento.
Obviamente que, após o início das divulgações de todos os escândalos bilionários de corrupção que começaram a ser desmantelados no âmbito da Operação Lava-Jato a pouco mais de três anos, o interesse pela companhia diminuiu, porém a sua magnitude e importância na economia do país ainda continuam bastante relevantes como um todo.
Ações da Petrobras – Como comprar?
Negociadas na bolsa de valores brasileira sob os códigos PETR3 e PETR4, esses ativos, juntamente com os papéis da gigante mineradora Vale – VALE3 e VALE5 – apresentam um dos maiores níveis de liquidez e volume negociados por dia na B3.
Para que um investidor consiga comprar essas ações da petroleira estatal brasileira, é necessário que ele, antes demais nada, abra uma conta em uma corretora de valores, que é a instituição responsável por realizar a intermediação entre a bolsa de valores e o investidor.
É através da corretora que uma pessoa física consegue emitir uma ordem de compra, informando à mesma quantidade de ações que deseja adquirir, juntamente com o preço que está disposto a pagar por cada unidade desse ativo.
Após esse passo inicial, a corretora, então, vai ao mercado à procura de vendedores que aceitem se desfazer de suas ações pelo preço ofertado pelo comprador.
Como as ações da Petrobras apresentam uma alta liquidez e um alto volume de negociações por dia, normalmente as transações que envolvem os seus papéis são realizadas de maneira muito rápida.
Assim sendo, fica fácil perceber que não só as ações da Petrobras, mas qualquer outro ativo negociado em bolsa no mercado secundário, tem os seus preços definidos através da lógica da lei da oferta e da demanda o que ocasiona, com isso, uma tendência de que, quando maior número de investidores interessados em determinado papel, maior será o seu preço de venda.
O contrário também é verdadeiro, ou seja, caso haja um forte movimento de investidores interessados em vender as suas posições em um ativo, por qualquer que seja o motivo, a tendência natural é de que os preços desses ativos caiam até que se encontre compradores interessados naquela associação.
Dessa forma, é muito fácil, caso um investidor tenha interesse em comprar ações da Petrobras – e, com isso, se tornar sócio da companhia – de se conseguir atingir esse objetivo, muito por conta da alta liquidez e o grande número de negociações que são feitas em torno desses papéis todos os dias na bolsa de valores.
Para finalizar
Atualmente, muito por conta da internet e da evolução nos processos de comunicação, é muito prático para um investidor comprar ações da Petrobras. Entretanto, essa facilidade não descarta a enorme importância de uma avaliação aprofundada nos fundamentos da companhia a fim de se compreender se é válida ou não a associação a longo prazo nesse gigante empreendimento estatal brasileiro.