A filosofia de investimento de Allan Mecham
Provavelmente você nunca ouviu falar dele. Ele não é um investidor conhecido, não gere um fundo de investimentos com centenas de bilhões como tantos outros que você provavelmente conhece.
O Sr. Mecham, pelo contrário, gere um fundo modesto, onde uma grande preocupação é escolher o capital “certo” para captação. Ele não está preocupado em captar bilhões de dólares de qualquer investidor.
A maior preocupação está na maneira como o investidor pensa. Para que ele tenha o capital “certo” ele deve seguir a mesma filosofia de Mecham, sendo um verdadeiro investidor de valor.
A filosofia de investimento de Mecham é, em minha humilde opinião, perfeita. Ele é um verdadeiro investidor de valor. Sem mais delongas, vamos analisar um pouco suas ideias.
Certamente, se você acompanha nossos textos, você já ouviu os quatro pilares em que Mecham se baseia para realizar investimento, entretanto, agir dessa maneira não é simples, portanto, é sempre válido recordar para que cada vez mais esses fundamentos do investimento de valor se consolidem em vossas mentes.
Nós vemos ações como parcela da propriedade de um negócio
Assim como Warren Buffett, Charlie Munger e diversos outros grandes nomes do investimento de valor, Allan Mecham vê os investimentos como aquisições de empresas.
Segundo o investidor, “o princípio fundamental de nossa disciplina de investimento é abordar a compra de ações como se estivéssemos adquirindo a empresa inteira diretamente, retendo a gestão”.
O investidor afirma ainda que “empregar a mentalidade de proprietário nos auxilia a ignorar as distrações, o que nos permite focar nos fundamentos de longo prazo do negócio em oposição às oscilações diárias da cotação das ações”.
Nós deixamos que a volatilidade aja em nosso favor
Muitas pessoas acreditam que volatilidade está relacionada ao risco, entretanto, como defendido incansavelmente em nossos textos, não acreditamos que estes dois elementos estão relacionados.
Apesar da academia defender que o risco pode ser mensurado através da volatilidade, nós acreditamos, assim como muitos outros investidores de valor, que o risco é qualitativo e deve ser analisado caso a caso, sendo impossível condensá-lo através de um único número.
Mecham pensa da mesma forma. A volatilidade gera oportunidades e segundo Mecham, “nós não acreditamos que volatilidade é igual ao risco”, muito pelo contrário, “nós apreciamos a volatilidade, pois mercados voláteis geralmente oferecem oportunidades extraordinárias”.
Arlington se esforça para ser conservador, investindo com margem de segurança
Gostamos sempre de ressaltar que uma boa empresa nem sempre é um bom investimento. Muitas vezes empresas que performam bem e são muito bem geridas, são negociadas no mercado de ações a um preço que não oferece nenhuma margem de segurança.
Tais empresas tem de performar muito bem para atender as expectativas do mercado e geralmente não se configuram como um bom investimento. Sabendo disso, Mecham tenta ser conservador em suas análises, adotando premissas realistas para avaliar o valor justo da empresa.
Segundo o investidor, “como investidores disciplinados, nós compramos ações apenas quando os preços estão favoráveis”.
Nós exercitamos paciência e disciplina para investir apenas em oportunidades excepcionais
Talvez essa seja uma das lições mais interessantes que os grandes investidores de valor têm para passar aos novos investidores.
Em uma de minhas palestras favoritas, Mohnish Pabrai, CEO da Dhandho Funds, diz que a carreira de investidor de valor é para pessoas que gostam de “ver a tinta secar na parede”, ou seja, você precisa ser paciente para ter sucesso nesse mundo.
Warren Buffett e Allan Mecham pensam da mesma forma. Mecham diz que “como as oportunidades excepcionais são raras, nós queremos fazer investimentos significativos quando estas oportunidades são identificadas”.
Para o investidor, oportunidades excepcionais são aquelas onde a relação de risco e retorno é extremamente favorável.