CEO: o que é? Qual a sua importância dentro da empresa?
Termo muito comum no mundo corporativo a palavra CEO é bastante usada, principalmente quando se trata de grandes empresas de capital aberto listadas na bolsa de valores.
O CEO de uma empresa é cada vez mais importante em um mundo onde a governança de uma empresa é considerada como fator relevante.
O que é CEO?
A sigla CEO, termo em inglês Chief Executive Officer, é o indivíduo que detém a maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização.
Isto é, palavra CEO é bastante usada quando se fala do Diretor Executivo de uma companhia.
Além disso, de modo geral, um CEO é indicado para compor a direção de uma empresa por seu conhecimento do mercado de atuação em que a companhia está inserida.
Qual a função de um CEO?
Uma das principais atribuições de um CEO é decidir sobre os planos estratégicos de um negócio, além de definir a visão futura de uma empresa.
Sendo assim, esse diretor geral ocupa função semelhante ao Diretor Executivo, fazendo com que muitas empresas não tenham esse tipo de posição em seus quadros.
Assim, o cargo de CEO está no topo da hierarquia de qualquer companhia, sendo ele o responsável por executar as diretrizes que são propostas pelo Conselho de Administração da empresa.
Nesse sentido, por ocupar um cargo tão alto e ter acesso a tantas informações, muitas vezes sigilosas, é comum que o CEO precise assinar um contrato com cláusula de non-compete, ou cláusula de não concorrência, impedindo de competir contra a empresa ao ser desligado ou pedir demissão.
No entanto, é preciso entender que o cargo de CEO é mais utilizado em empresas de grande porte, muitas vezes listadas na bolsa de valores. Isso é verdade sobretudo nas empresas multinacionais, onde é necessária uma diretoria profissionalizada para estar à frente de uma organização.
Portanto, escolher erroneamente esse executivo pode gerar uma péssima política de alocação de capital que destruirá o valor da empresa no longo prazo. Por outro lado, uma escolha correta de um CEO na empresa pode levá-la a patamares completamente diferentes, fazendo com que a companhia cresça de forma relevante.
Quais os outros cargos executivos além do CEO?
A grande maioria das empresas não possuem um CEO, entretanto existem outros cargos que também possuem sua importância. Desse modo, além da função de CEO, existem outros cargos executivos importantes:
- CFO;
- COO;
- CMO;
- CIO;
- CHRO;
- CBDO.
CFO
Primeiramente, o CFO (Chief Financial Officer) é o executivo responsável pelas finanças da empresa, devendo ter uma visão estratégica pensando sempre no aspecto financeiro da companhia.
COO
Em segundo lugar, o COO (Chief Operating Officer) é quem cuida do operacional da empresa, fazendo que todos os processos estejam correndo adequadamente.
CMO
Em terceiro lugar, o CMO (Chief Marketing Officer) é o executivo responsável pelo marketing da empresa, cuidando da comunicação e da publicidade.
CIO
Uma vez que o CIO ( (Chief Information Officer) é quem tem a função de cuidar do setor de tecnologia de informação (TI) da empresa, vê-se que essa é uma função muito importante.
CHRO
Além disso, o CHRO (Chief Human Resources Officer) é quem cuida dos recursos humanos da empresa, tomando conta de toda a parte relacionada com o quadro de funcionários da empresa.
CBDO
Além disso, o CBDO (Chief Business Development Officer) é quem cuida do desenvolvimento de negócios da empresa, sendo muito importante nos quadros da empresa.
Quais são os principais CEOs do mundo?
Existem alguns CEOs se destacam, principalmente quando o assunto são as empresas listadas na bolsa. Desse modo, os principais CEOs do mundo estão, especialmente, no mercado norte-americano.
Assim, existe um grupo seleto de alguns dos diretores executivos mais admirados do mundo, entre eles:
- Tim Cook;
- Jeff Bezos;
- Warren buffett.
Tim Cook, atual presidente-executivo da Apple, a maior empresa do mundo em capitalização de mercado da atualidade. Esse executivo lidera as conferencias para anúncios de novos produtos e tenta assimilar, a imagem da companhia à dele.
Ele exerce um papel estratégico muito bem sucedido na empresa em que preside, e não à toa essa companhia tem crescido muito fortemente desde que assumiu o cargo.
Já o Jeff Bezos é o fundador, presidente e chairman da Amazon.com. Comandante de uma das maiores e mais inovadoras empresas de varejo do mundo. Bezos tem um estilo semelhante ao do presidente-executivo da Apple, pois participa dos lançamentos de produtos e serviços da companhia, bem como conferencias e conversas com imprensa.
Por fim, Warren Buffet é o CEO e o maior acionista da Berkshire Hathaway, uma das maiores e mais bem sucedidas empresas do mundo.
A carreira desse executivo foi marcada por excelentes investimentos em todos os tipos de negócios dos quais possuem importantes e prolongadas vantagens competitivas, características que fazem as empresas prosperarem no longo prazo. Buffett é amplamente considerado o maior investidor de todos os tempos.
Qual é a importância de um CEO?
Primeiramente, o que faz um CEO tão importante é de que, geralmente, ele é o maior representante de uma empresa perante todo o mercado. O CEO de uma grande organização, geralmente, é o maior representante de uma empresa perante todo o mercado.
O sucesso de uma empresa, muito comumente, tem sido atribuído à imagem de um presidente executivo altamente competente e pragmático, características raras que não podem ser encontradas em qualquer executivo ou gerente de empresa no longo prazo.
No entanto, características raras que não podem ser encontradas em qualquer executivo ou gerente de empresa no longo prazo.
A importância do CEO sempre é levantada quando se fala de empresas listadas na bolsa. Muitas vezes, esses executivos são responsáveis por reestruturar completamente as empresas, fazendo com que elas tenham ótimos resultados.
Dessa forma, isso resulta em uma grande valorização em suas ações. Portanto, vê-se que sua importância é muito alta para os quadros da empresa.
Ainda possui dúvidas sobre o que faz um CEO? Comente abaixo!