No mundo dos negócios, existem vários tipos de transações e modelos de negócios diferentes. Entretanto, dentre todos eles, o mais comum e reconhecido de todos é o chamado B2C,
Entender bem o conceito de B2C é essencial para o empreendedor alcançar seus objetivos. Nesse sentido, veja a seguir, o que é e como funciona a venda B2C.
B2C é abreviação de business to consumer, traduzindo para o português: empresa para consumidor. O termo se refere ao modelo de negócios onde uma empresa vende um produto, serviço ou informação diretamente para o consumidor, sendo este uma pessoa física.
Definição do modelo de negócio B2C.
O modelo de negócio B2C, talvez seja aquele mais comum no mundo. Uma vez que a imensa maioria das empresas focam suas atuações junto aos consumidores finais. Desse modo, temos alguns exemplos de empresas que atuam nessa frente, como:
- Empresas de varejo e e-commerce: Lojas Americanas, Magazine Luiza, Via Varejo, dentre outras;
- Bens de consumo: Lojas Renner, Natura, Boticário, entre outras;
- Serviços digitais: Diversos streaming, como a Globo Play, e também outros negócios, como a assinatura do Valor Econômico, Folha, dentre outros.
Como funciona o B2C?
Esta negociação envolve o público consumidor, e prima por satisfazer (e até antever) os desejos e as necessidades básicas do grande público.
Empresas que realizam tal transação focam no relacionamento com o cliente e em promoções. Além de outras ações para conversão de vendas.
Um exemplo disso é uma loja física, comércio eletrônico ou e-commerce que vende produtos ou serviços para a população em geral.
Sem falar que o relacionamento com o cliente não termina na venda. O B2C valoriza o pós-venda, oferecendo suporte, atendimento personalizado e soluções para problemas. Desse modo, o B2C busca fidelizar o cliente, com o objetivo de conquistar novas vendas.
Características do B2C
Algumas das características deste negócio, além das já citadas, são as seguintes:
- Processo de compra: Normalmente é simples e, em geral, curto;
- Como acontece a venda: Decisão de compra do consumidor baseada em preço, desejo ou status. A decisão é tomada por um indivíduo (influenciado, ou não, por outros);
- Valor das vendas: O valor das vendas geralmente não é tão expressivo como no Business to Business (B2B).
- Alta Competitividade: Além da busca pela venda e consequentemente, o lucro, as empresas B2C, competem diretamente pela atenção e lealdade do consumidor.
- Marketing Digital Intensivo: Hoje a internet é o principal meio de comunicação das empresas com os seus consumidores. Assim, para que uma empresa conquiste mais espaço no mercado, ela terá que trabalhar forte seu marketing digital, utilizando estratégias de SEO, mídias sociais, e anúncios pagos no Google e Facebook. Tudo isso, para transformar eventuais interessados em clientes.
- Experiência do Cliente (Customer Experience): Na disputa pela atenção dos consumidores, investir na experiência deles é essencial. Desse modo, proporcionar uma experiência fluida e satisfatória para o cliente final é algo extremamente importante, podendo ser a diferença entre um negócio de sucesso, ou não.
- Ciclo de Vendas mais Curto: Diferente do B2B, o ciclo de compra dos consumidores do B2C, costuma ser mais rápido. Inclusive, por vezes os consumidores acabam cotando por impulso. Por isso o marketing e a experiência contam tanto para transformar interessados em clientes.
Exemplos de negócios B2C
Os exemplos de negócios B2C estão em todos os lugares ao nosso redor. Alguns deles são:
- Empresas de varejo: supermercados, lojas e comércios;
- Empresas de prestação de serviços diretos para pessoas físicas
- Pontos de alimentação: restaurantes e outros lugares de venda de refeições.
Como mencionado, o modelo de negócio B2C possui vasta quantidade de empresas atuantes. Considerando a escala mundial de algumas companhias, podemos citar como exemplos de negócios B2C:
Amazon: Atualmente, a Amazon é uma das maiores varejistas do mundo. O negócio começou em meados de 1994, em Bellevue, no estado de Washington, nos Estados Unidos. Jeff Bezos, o fundador, construiu a empresa para vender livros usados online. Com o passar dos anos, a empresa começou a vender diferentes produtos, e hoje é uma das companhias mais valiosas do mundo, tendo um valor de mercado de US$ 1,95 trilhão.
Mercado Livre: O Mercado Livre é outra empresa que atua no varejo. Com sede em Montevidéu, no Uruguai, o Mercado Livre atua na intermediação entre vendedores e compradores. Hoje, a empresa é uma das maiores da América Latina, tendo um valor de mercado de US$ 103,28 bilhões.
MC Donald’s: Uma das maiores redes de “fast-food” do mundo, o MC Donald’s é um titã do mercado de alimentação. A empresa, fundada em 1955, no estado do Illinois, Estados Unidos, está presente em mais de 120 países. Desse modo, o valor de mercado do Mc Donald’s é de US$ 211,77 bilhões.
Netflix: A empresa pioneira no streaming, possui, atualmente, mais de 277 milhões de assinantes. Fundada em 1997, na cidade de Scotts Valley, no estado da Califórnia, Estados Unidos, a Netflix tem um valor de mercado na casa dos US$ 323,20 bilhões. Atualmente, a empresa trabalha no streaming de séries e filmes, além de realizar suas próprias produções, como Round 6, Bridgerton, La casa de papel, Stranger Things, The Witcher, dentre vários outros.
Apple: Tendo como fundadores, Steve Jobs, Steve Wozniak, Ronald Wayne, a Apple aparece como uma das empresas de tecnologia mais relevantes do mundo. Depois de passar por sérias dificuldades, e quase decretar falência, em 1997, a companhia conseguiu se recuperar e em 2001. Neste ano, a empresa lançou o consagrado Ipod. Com este portátil, que tocava músicas em “mp3” a Apple se recuperou e voltou a chamar atenção do mercado. Mas o produto que revolucionou o mercado, foi o Iphone. Lançado em 2007, o Iphone é o portátil mais vendido do mundo, com mais de 1,3 bilhão de aparelhos vendidos. Atualmente, a Apple tem um valor de mercado de US$ 3,39 trilhões.
Samsung: Se a Apple ganhou mercado com o Iphone, do outro lado, temos a sul-coreana, Samsung. A empresa é responsável por vender os celulares da linha Galaxy, grande concorrente do Iphone. A competição entre as duas marcas é tão grande, que somente em 2023, a Apple conseguiu superar a Samsung em venda de celulares. De qualquer forma, considerando os últimos 10 anos, a Samsung vendeu mais de 3 bilhões de celulares no mundo. Assim, o valor de mercado da empresa está em US$ 280 bilhões.
O B2B, (Business to Business, ou em português, “Empresa para Empresa”) é outra modalidade de operação comercial, que envolve a venda de uma empresa para outra.
Em geral, o B2B possui um público menor que o Business to Consumer. Entretanto, nesse modelo de negócios, são negociados valores monetários mais elevados que o setor varejista.
No B2B a operação ocorre de forma mais prática, embora a conversão do negócio seja mais difícil devido às regras de compliance das empresas.
Outra característica do Business to Business é que a concorrência dos preços no mercado se apresenta, em geral, mais acentuada que no B2C. Isso acontece, também, em razão das políticas de compliance. Veja a tabela abaixo com as diferenças entre as duas modalidades de negócio:
B2B (Business to Business) | B2C (Business to Consumer) |
Empresas que vendem para outras empresas | Venda direta para o consumidor final |
No B2B, existem menos consumidores | Como a venda é direta para as pessoas físicas, há muito mais consumidores |
Para conseguir fazer as vendas, não é tão fácil, contudo o processo em si, é mais simples. | Sem as exigências de compliance das empresas, as vendas tendem a ser mais fáceis. |
A concorrência com base no preço, costuma ser maior no B2B | No B2C, os consumidores por vezes, não olham o preço, comprando mais por impulso. |
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O marketing B2C difere daquele realizado nas trocas comerciais entre empresas. Uma vez que o Business to Consumer é voltado ao grande público, pessoas físicas. Nesse sentido, o seu marketing também visa o grande público.
As estratégias de marketing deste negócio envolvem criar, segmentar, anunciar e vender para o seu público-alvo.
Dessa forma, elas são focadas, essencialmente, em comercializar produtos e serviços que façam parte do cotidiano das pessoas.
Logo, o marketing para o consumidor final se baseia em compras que ocorrem de forma mais emotiva.
É diferente da operação entre empresas. Quando os negócios são B2B, eles se dão de forma mais racional.
Assim, pode-se dizer que a diferença do marketing B2C para o B2B seja, basicamente, o foco.
Portanto, no Business to Consumer, o marketing deve observar tendências e pesquisar hábitos de seus clientes. Sem deixar de monitorar a concorrência.
Enfim, vimos que B2C é uma operação comercial entre uma empresa e as massas, enquanto B2B é uma operação comercial entre empresas. Cada uma dessas operações exige diferentes estratégias de venda.
O Business to Consumer (B2C), permanece essencial em 2024. No entanto, para se manterem competitivas e atender às crescentes expectativas dos consumidores, as empresas B2C devem se adaptar às seguintes tendências e desafios do mercado:
Experiências personalizadas: a personalização se torna ainda mais crucial, com o uso de dados e inteligência artificial para oferecer experiências de compra personalizadas.
Integração omnichannel: os consumidores esperam uma experiência integrada em todos os canais de compra, exigindo uma abordagem unificada e sem atritos.
Foco em dados e análise: a coleta e análise de dados dos clientes são essenciais para entender suas necessidades e comportamentos de compra.
Transparência e sustentabilidade: as empresas devem ser transparentes sobre suas práticas e comprometidas com a sustentabilidade para conquistar a confiança dos consumidores.
Comércio social e influenciadores: o comércio social e as parcerias com influenciadores ganham destaque como formas de impulsionar as vendas e fortalecer as relações com os clientes.
Realidade aumentada e virtual: a AR e a VR oferecem novas possibilidades para experiências de compra mais imersivas e interativas, permitindo que os clientes “experimentem” produtos virtualmente antes de comprá-los.
Pagamentos digitais e segurança cibernética: os pagamentos digitais são cada vez mais populares, por isso, a segurança cibernética tornam-se cada vez mais importantes para garantir transações seguras.
Automação e chatbots: a automação e os chatbots são utilizados para otimizar operações e oferecer suporte ao cliente 24/7.
Flexibilidade na logística e devoluções: opções flexíveis de entrega e políticas de devolução amigáveis são essenciais para satisfazer os consumidores.
Adaptação às mudanças do mercado: as empresas devem ser ágeis e adaptáveis para acompanhar as mudanças do mercado e as novas demandas dos clientes.
Crescimento do e-commerce: Ano após ano, o segmento de e-commerce se torna cada vez mais forte e essencial para a economia.
Integração de novas tecnologias: Além da automação amplamente utilizada, o modelo de negócio B2C está trabalhando também com inteligência artificial. Tendo a IA como aliada, as empresas tendem a construir um relacionamento junto ao público alvo, muito mais eficiente e lucrativo.
Contudo, essas tendências refletem a necessidade contínua de inovação e adaptação no mercado B2C para garantir o sucesso a longo prazo.
O B2C é um modelo de negócio extremamente competitivo, onde a venda, ocorre através de um ciclo curto.
Assim, devido a competitividade do setor, as empresas que atuam neste modelo de negócio, tendem a investir massivamente em marketing e em novas tecnologias, com o objetivo de atrair mais consumidores.
Com a IA atraindo as atenções de todo o mundo, as empresas que trabalham no B2C terão que integrar tal tecnologia, se quiserem manter competitivas.
Em comparação direta com o B2B, no modelo B2C, temos vendas sendo negociadas a valores menores, mas, ocorrendo em grandes quantidades. Já que a porção de compradores, é muito maior, uma vez que existem muito mais pessoas físicas, do que jurídicas.
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