Biografia de Kamala Harris
Quem é Kamala Harris?
A candidata oficial do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2024, Kamala Harris, é a vice-presidente dos Estados Unidos.
Com a desistência de Joe Biden de concorrer à reeleição, Kamala surge como a principal figura para enfrentar o ex-presidente Donald Trump, consolidando-se como uma das mais influentes líderes democratas da atualidade.
Antes de se tornar a 49.ª vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala foi senadora pelo estado da Califórnia. Querendo ou não, Kamala teve uma ascensão rápida na política, levando poucos anos para conseguir chegar à Casa Branca. Conheça mais sobre Kamala Harris a seguir:
Formação de Kamala Harris
Nascida em 20 de outubro de 1964, em Oakland, na Califórnia, Kamala Devi Harris é filha de imigrantes.
A mãe, Shymala Gopalan, era imigrante indiana, já o seu pai, Donald J. Harris, era jamaicano. Além de Kamala, o casal ainda teve mais uma filha, Maya.
Sendo assim, Kamala teve grande contato com a cultura jamaicana e indiana. Inclusive, em sua infância, Kamala frequentava igrejas católicas e templos hindus. Com uma ligação forte com a Índia e a Jamaica, Kamala e sua irmã viajavam com frequência para os dois países.
Com o divórcio dos pais, Kamala foi morar no Canadá, com sua mãe. Shymala Gopalan era médica e pesquisadora, assim, ela decidiu assumir uma pesquisa em uma Universidade em Montreal.
Após concluir os estudos no Canadá, Kamala resolveu voltar aos Estados Unidos para estudar na Howard University, em Washington. Desse modo, em 1982, ela começou a cursar Economia e Ciências Políticas. Em 1986, ela se graduou.
Em seguida, Kamala se mudou, voltando para a Califórnia. Assim, em seu estado natal, Kamala ingressou no Hastings College of the Law, da Universidade da Califórnia. Depois de alguns anos estudando, Harris se formou em direito, em 1989.
Carreira no Direito
Formada em Direito, Kamala começou a trabalhar na área. Assim, o seu primeiro cargo relevante, foi como procuradora-geral adjunta do Condado de Alameda, na Califórnia.
Kamala ficou neste cargo de 1990 a 1998. Depois, o seu próximo trabalho aconteceu junto à prefeitura de São Francisco, entre 1998 a 2000. Neste cargo, ela atuou dentro de uma unidade focada em criminosos reincidentes.
Dessa maneira, em 2003, Kamala foi eleita para a procuradoria-geral de São Francisco. Ao se tornar procuradora geral de São Francisco, Harris, também se tornou a primeira mulher negra de ascendência indiana a atuar no cargo.
Trabalhando como procuradora geral, Kamala ficou conhecida por ser rígida, com relação aos crimes. Observando o bom desempenho na função, Harris acabou conseguindo se reeleger em 2007.
Posteriormente, Kamala se candidatou à procuradoria-geral da Califórnia em 2010 e ganhou. A reeleição ocorreu em 2014, e Harris novamente ganhou.
Constantemente evoluindo e alcançando cargos públicos cada vez mais relevantes, Kamala resolveu dar mais um passo, entrar para a política.
Carreira política meteórica
Filiada ao partido Democrata, Harris demonstrou o interesse de se candidatar ao senado pelo estado da Califórnia em 2015.
Assim, nas eleições de 2016, Kamala ganhou e no ano seguinte tomou posse como senadora da Califórnia. Destacando que Harris foi a primeira mulher de ascendência indiana a ser eleita ao senado dos Estados Unidos.
Como senadora, Kamala teve uma participação bem ativa, questionando diversas medidas do então presidente, Donald Trump.
Harris tinha diversas ideias que eram contrárias às iniciativas de Trump, como o controle de armas, criação de um sistema de saúde universal e gratuito, taxação de grandes fortunas e a construção de uma nova política imigratória para os Estados Unidos.
Dessa maneira, considerando a forte atuação de Kamala no senado, Joe Biden convidou Harris para ser a vice-presidente, na campanha eleitoral de 2020.
Após uma eleição “apertada”, Joe Biden e Kamala Harris ganharam, e com isso, ela se tornou a primeira mulher negra a ser eleita vice-presidente dos Estados Unidos.
Candidatura à Presidência em 2024
Em um debate catastrófico para Joe Biden no final de junho, o partido Democrata, como boa parte de seus eleitores e apoiadores, perceberam que o atual presidente, talvez não teria condições para continuar a campanha.
Assim, após grande pressão, Joe Biden resolveu retirar sua candidatura à reeleição e resolveu apoiar a eleição de Kama Harris para a presidência.
Para os eleitores, apoiadores e grande parte dos políticos do partido Democrata, Harris é a melhor opção para a disputa eleitoral no momento.
Ela foi formalmente indicada durante a Convenção Nacional Democrata em Chicago, em agosto de 2024, onde apresentou uma plataforma focada em continuar as políticas progressistas da administração Biden-Harris.
Kamala escolheu como seu companheiro de chapa o Governador de Minnesota, Tim Walz, consolidando uma chapa que busca atrair tanto o eleitorado progressista quanto os moderados do partido.
A candidata se apresenta como uma líder que compreende as complexas questões sociais e econômicas que o país enfrenta, especialmente em um momento de crescente polarização política.
Vida Pessoal
Kamala Harris é casada, desde 2014, com o advogado Doug Emhoff. Harris não possui filhos, sendo que Doug possui dois filhos de relacionamentos anteriores.
Kamala também é conhecida por seu gosto pela culinária e frequentemente compartilha receitas e momentos de cozinha. Além disso, ela é uma dançarina amadora, desde a infância sempre gostou de dançar.