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    B2B o que é o modelo de negócio Business-to-Business?

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    Aqueles que buscam compreender melhor os modelos de negócios existentes, precisam saber o que é o B2B, e suas diferenças para os demais modelos.

    Contudo, poucas pessoas sabem do que se trata o modelo B2B, assim, neste artigo, vamos trazer detalhes sobre o modelo de negócio e suas características.

    O que é B2B?

    O que é B2B?

    O B2B, ou “Business to Business”, é um modelo de negócio onde a empresa vende produtos e serviços para outra empresa.

    Ou seja, não há comercialização com a pessoa física, somente negócios entre pessoas jurídicas. Normalmente esse tipo de negócio, B2B, envolve cifras relevantes, certa complexidade e grandes investimentos.

    Portanto, estamos tratando de operações mais relevantes e que são essenciais para muitos negócios.

    Sem falar que o desenvolvimento de soluções B2B, por vezes, pode ter impactos positivos, até para negócios B2C, por exemplo.

    Empresas que trabalham com o modelo B2B

    Empresas que trabalham com o modelo B2B

    Existem diversas companhias que trabalham com o modelo B2B. Dentre essas empresas, temos:

    • Vale;
    • AMBEV;
    • Embraer;
    • WEG;
    • Raizen;
    • Gerdau;

      Vale

      A Vale do Rio Doce é uma das maiores mineradoras de ferro do mundo. No segundo trimestre de 2024, a Vale alcançou um lucro líquido de impressionantes US$ 2,76 bilhões.

      Sendo que grande parte desse lucro vem de suas operações B2B, onde a companhia vende minério de ferro e outros, para diversas indústrias espalhadas pelo mundo.

      AMBEV;

      A AMBEV é outra grande companhia brasileira. Dentre as marcas de bebidas que fazem parte do catálogo da AMBEV, há: Budweiser, Antarctica, Brahma, Stella Artois, dentre várias outras bebidas. Como uma gigantesca produtora de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, os principais clientes da AMBEV, são outras empresas, como supermercados, por exemplo.

      Embraer;

      A Embraer é uma empresa de destaque no mundo. Sua grande fonte de renda, está na venda de aeronaves para diversas empresas, como as companhias aéreas. Cada negócio fechado pela Embraer, rende milhões em faturamento. Por isso, a fabricante é uma firma de grande relevância no Brasil e no mundo.

      WEG;

      Nos últimos anos, a WEG vem se destacando. Na bolsa de valores, a firma de Santa Catarina está acumulando valorização superior a 300% nos últimos 5 anos.

      O principal negócio da WEG, está associado a engenharia elétrica e automação. Nesse sentido, a companhia possui diversas soluções para os mais diferentes tipos de empresas.

      Raizen;

      Atuando na produção de açúcar, energia elétrica e etanol, a Raizen tem forte atuação no Brasil, atendendo diferentes tipos de empresas. As vendas da companhia ocorrem principalmente junto a indústrias.

      Gerdau

      Por fim, vamos falar da indústria siderúrgica, Gerdau. A companhia, que nasceu no Rio Grande do Sul, tem forte atuação no Brasil, se destacando pelo aproveitamento e reciclagem de material ferroso. Como resultado, a siderúrgica é uma das maiores produtoras de aço do Brasil. Sendo que seus produtos atendem à demanda de diversas empresas.

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      Produtos comercializados por empresas B2B

      Produtos comercializados por empresas B2B

      Como vimos, existem vários tipos de produtos e negócios que são desenvolvidos por empresas que atuam no segmento, B2B.

      Porém, podemos encontrar algumas semelhanças no tipo de negócio e produto. Normalmente, produtos e serviços B2B acabam envolvendo grande escala e valor. Ou seja, uma indústria normalmente vai comprar muitos produtos e negociar altos valores, junto a um fornecedor.

      Uma empresa, como a AMBEV, por exemplo, vende milhares de garrafas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas para um mesmo supermercado. Mesma coisa, podemos dizer de uma firma, como a Gerdau. A siderúrgica possui diversos clientes e normalmente negocia toneladas de aço, com cada um deles.

      Desse modo, podemos dizer que as empresas que atuam no segmento B2B, acabam operando negócios de maior volume, complexidade e altos valores. Exigindo grande investimento e estrutura operacional.

      Diferenças entre B2B e B2C

      Diferenças entre B2B e B2C

      Se o B2B se refere a um modelo de negócios envolvendo pessoas jurídicas, então, o B2C, ou “Business to Consumer”, tem como cliente final, a pessoa física.

      Nesse sentido, os dois modelos de negócios possuem diversas diferenças. A principal está vinculada ao cliente final. Derivado desta diferença, temos várias outras características que distinguem as duas operações. Dentre elas, há:

      • Volume de venda
      • Negócios mais constantes;
      • Operações mais longas;
      • Negócios mais complexos;

        Volume de venda

        Realizando uma breve comparação entre os negócios B2B e B2C, é possível constatar uma grande diferença entre os volumes negociados.

        Enquanto a pessoa física costuma adquirir produtos em pequenas quantidades, os negócios envolvendo empresas costumam ter grandes volumes e altas cifras.

        Por exemplo, uma montadora de veículos, costuma adquirir centenas de pneus, milhares de parafusos e demais peças veiculares.

        A mesma coisa acontece com um supermercado. Um grande mercado, vai adquirir diversos produtos em grandes quantidades, para conseguir suprir suas necessidades e a demanda dos clientes pessoas físicas.

        Contudo, um supermercado, ou uma concessionária de veículos, costuma ter uma quantidade de clientes muito maior do que as empresas que fazem negócios B2B. Mas, tais negócios normalmente vão girar em valores menores, quando comparados às negociações envolvendo empresas.

        Negócios mais constantes

        As operações entre empresas costumam ser mais frequentes, já os negócios B2C, não. Dificilmente uma pessoa física vai adquirir um eletrodoméstico, com a mesma empresa de varejo todos os meses.

        Já uma indústria, provavelmente vai adquirir constantemente diversos produtos junto a uma siderúrgica, ou outra fornecedora. Isso acontece, porque a indústria tem uma grande necessidade de adquirir produtos e serviços, a fim de conseguir manter sua produção e realizar suas vendas. A pessoa física por sua vez, vai adquirir um eletrodoméstico, para atender sua necessidade específica e pontual.

        Operações mais longas

        Devido às complexidades do negócio, as vendas entre empresas costumam ser mais longas, envolvendo mais pessoas, atividades e departamentos.

        Dependendo do produto que está sendo adquirido, o processo todo, desde a negociação dos preços, até a entrega dos produtos, pode levar dias, ou até meses.

        Agora, na operação B2C, a grande maioria das negociações, são executadas e finalizadas no mesmo momento, ou com poucos dias separando a aquisição da entrega.

        Vantagens do B2B

        Vantagens do B2B

        Várias são as vantagens que o modelo de negócio B2B oferece para aqueles que buscam empreender e vender para outras empresas.

        Ao negociar com outras empresas, a sua operação terá mais estabilidade, gerando maior previsibilidade.

        Negócios feitos no modelo B2B, tem altas chances de serem mais lucrativos. Ou seja, o empresário poderá trabalhar com margens mais interessantes, ou devido a quantidade vendida, poderá ter um bom lucro, oriundo dimensão das vendas.

        Por fim, podemos destacar também a longevidade das parcerias entre empresas que fazem negócios entre si. Quando uma companhia consegue negociar um bom preço e tem acesso a bons produtos, a parceria entre as firmas, tende a ser muito longa. Algo que só traz benefícios, para ambas as empresas.

        Desvantagens do B2B

        Desvantagens do B2B

        À primeira vista, o modelo B2B aparenta ser “perfeito”, mas está longe de ser. Dentre as desvantagens que este modelo de negócio pode proporcionar, existe a limitação de clientes.

        Quando uma empresa tem como cliente final, as pessoas físicas, a quantidade de clientes pode ser imensa. Porém, quando vamos para o B2B, há um limite maior para a quantidade de clientes. Ou seja, entrar para competir com outras empresas, por espaço no mercado, pode ser mais difícil.

        O nível de investimento exigido para construir uma operação B2B, também costuma ser maior, em comparação ao modelo B2C.

        Para atender a demanda das empresas de um determinado segmento da economia, o empresário pode ser ver obrigado a investir muito dinheiro em máquinas, treinamento, colaboradores, instalações e demais bens e serviços. Sendo que o retorno para cobrir tais investimentos, pode demorar. Assim, aqueles que pretendem atuar no segmento B2B precisam ter recursos e contato com potenciais clientes.

        Perguntas Frequentes
        O que é o modelo de negócio B2B?

        Este modelo de negócio, também conhecido como “Business to Business”, tem como consumidor final outras empresas. Ou seja, é um modelo de negócio focado em vendas entre empresas.

        O que é o B2B e B2C?

        Se B2B se trata de negócios envolvendo empresas, o B2C, que significa: “Business to Consumer”, se trata de negócios que possuem como cliente final o consumidor pessoa física.

        O que faz um profissional B2B?

        Um profissional B2B, é um vendedor que busca fazer negócios com outras empresas. Portanto, estamos tratando de um representante que pode fechar grandes negócios e parcerias substanciais, já que os negócios B2B costumam movimentar grandes volumes de vendas e dinheiro.

        Tiago Reis
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