Inclusive, sem uma boa análise, será difícil fazer o seu dinheiro render acima da inflação. Portanto, há uma grande chance de você estar perdendo para a inflação.
Desse modo, acompanhe e descubra como proteger o seu capital e fazê-lo render acima da inflação.
O ganho real nada mais é do que o ganho acima da inflação. Portanto, a aplicação precisa proporcionar rendimentos superiores à alta dos preços.
Ou seja, mesmo que um investimento proporcione 0,5% ao mês, se a inflação for de 0,6%, o investidor estará perdendo poder de compra.
Existem algumas aplicações que logo de cara, podem ser evitadas. Uma delas é a poupança. Nos últimos anos, o IPCA acabou superando a poupança algumas vezes.
Uma alternativa são os investimentos que pagam 100% do CDI, ou mais e tem liquidez diária. Dentre esses investimentos, temos os CDBs, e as letras do Tesouro Selic.
Investimentos com 100% do CDI
Investimentos com 100% do CDI
Existem momentos mais conturbados, que o CDI pode perder para a inflação, mas no longo prazo, desde a criação do Real, o CDI vem superando o IPCA, com uma boa margem.
Outro investimento interessante é o Tesouro IPCA. Essas letras pagam IPCA mais uma taxa de juro prefixada. Mas fique atento!
Tesouro IPCA
Tesouro IPCA
Ao investir em letras do Tesouro IPCA, dê preferência por letras de vencimento mais curto, assim, você evita um pouco da volatilidade do mercado.
Outros investimentos que podem assegurar rendimentos acima da inflação são aqueles que se encontram na bolsa de valores.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores
Dentre esses investimentos temos as ações, fundos imobiliários, ETFs e BDRs. Porém, antes de investir, faça uma boa análise e procure opções mais seguras.
Ao construir uma carteira bem equilibrada e diversificada, utilizando os investimentos citados, é provável que sua carteira alcance ganhos superiores à inflação.