Com o verão se aproximando, muitos brasileiros vêm se preparando para o aumento do consumo e consequentemente, o encarecimento da conta de luz.
A cada ano que passa, temos a percepção que os verões estão se tornando cada vez mais quentes, fato que contribuiu para a maior utilização do ar-condicionado.
Considerando isto, será que vale a pena investir em painéis solares? Acompanhe e descubra.
Com o verão, é comum que haja muitos dias ensolarados e com abundância de luz solar. Assim, os painéis vão captar muita luz, contribuindo para geração de energia.
Aproveite ao máximo a luz solar
Aproveite ao máximo a luz solar
Além disso, com mais dias de sol, há menos necessidade de utilizar as lâmpadas durante o dia. Desse modo, você consegue reduzir parte do consumo.
Com a redução do consumo, as placas serão muito úteis para ajudar a equilibrar o consumo de outros eletrodomésticos, como o ar-condicionado e demais utensílios, por exemplo.
O calor demasiado no verão também pode contribuir com a redução do consumo de energia via chuveiro elétrico.
Calor e o chuveiro
Calor e o chuveiro
Desse modo, os painéis solares podem ajudar muito na redução de despesas durante o verão, um dos períodos onde a conta de luz costuma ser bem alta.
Junto do calor estonteante do verão, temos as chuvas. Muitas vezes as chuvas de verão se tornam verdadeiras tempestades, com fortes ventos.
Chuvas de verão podem ser úteis
Chuvas de verão podem ser úteis
Este cenário, quando não for exagerado, pode contribuir para a limpeza das placas solares.
Destacando que por vezes, as placas são instaladas nos telhados das residências, desse modo, as chuvas e os ventos podem acabar ajudando a limpar as placas.
Porém, é fato que ainda sim, o detentor das placas terá que investir na manutenção periódica dos painéis, a fim de manter o bom funcionamento dos equipamentos.
Assim, podemos concluir que dependendo do consumo de energia, vale a pena sim, fazer o investimento em painéis solares.