A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já tinha anunciado o aumento da tarifa da luz em diversas regiões do Brasil.
Agora, mais quatro estados também foram liberados a aumentar suas tarifas. Veja mais e conheça quais são esses quatro estados que vão subir a tarifa de luz.
O aumento ocorrerá nos estados do Acre, Amapá, Piauí e Rondônia terão reajuste médio de 44% na tarifa de luz.
Segundo a própria Aneel, este aumento é resultado do aumento de custos mais o fim de medidas tomadas entre os anos de 2020 a 2021.
Com essas correções, o aumento médio para esses quatro estados ficará na ordem dos 44%.
Vale destacar que normalmente o processo de revisão tarifária é proposto pela empresa distribuidora junto à Aneel. É comum que tais revisões ocorram de forma periódica.
A revisão da tarifa de luz do Amapá, já estava prevista, segundo a proposta de Revisão Tarifária Extraordinária.
Essa revisão foi desenvolvida em 2021 pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Os novos valores entrarão em vigor a partir de 13 de dezembro deste ano.
Da mesma forma que acontece com os outros estados, o aumento ocorrerá de formas diferentes para as diferentes faixas de tensão.
Reajuste médio no Acre será de 22,07%
Reajuste médio no Acre será de 22,07%
Então o aumento médio no Acre está em 22,07%, mas o aumento para os consumidores de alta tensão será de 27,31%.
Após a consulta e a audiência pública, se tudo estiver ok, o reajuste será repassado a partir de 13 de dezembro de 2023.
O aumento foi proposto pela Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A. Para os consumidores de alta tensão, o aumento médio ficará em 15,32%.
Piauí terá aumento de luz na ordem dos 20,65%
Piauí terá aumento de luz na ordem dos 20,65%
Já para os consumidores de baixa tensão, o aumento gira em torno dos 22,03%. No Piauí o aumento está previsto para acontecer a partir do dia 2 de dezembro de 2023.