O que é inclusão financeira e como o PIX auxilia?

PIX

O PIX foi inaugurado em 2020 e rapidamente ganhou milhares de adeptos, facilitando as transações entre as pessoas.

Com o PIX, as transferências financeiras se tornaram mais simples e seguras. 

Ao invés de inserir diversos dados, a pessoa só precisa de uma “chave” para conseguir transferir os valores.

Acompanhe e conheça mais sobre como o PIX ajudou na inclusão financeira de milhares de brasileiros.

O Banco Central conduziu estudos que mostraram que aproximadamente 71 milhões de pessoas passaram a utilizar o PIX até o final de 2022.

O PIX incentivou a abertura de contas

Sendo que muitas dessas pessoas que começaram a utilizar o PIX, estão realizando suas transferências em regiões do Brasil com pouca presença de agências bancárias.

Portanto, a inclusão financeira proporcionada pelo PIX em tais regiões, está acontecendo, sobretudo pelo meio digital.

Dessa maneira, pessoas que não tinham acesso a uma conta bancária, ou tinham dificuldades, começaram a utilizar o meio digital para fazer suas transferências através do PIX.

Com a entrada do PIX, regiões como o Norte e Nordeste do Brasil foram beneficiadas.

Região Norte e Nordeste beneficiadas

As pessoas de tais regiões surfaram e estão surfando na onda da inclusão financeira, abrindo contas e utilizando o PIX para fazer suas transferências.

Segundo estimativas, a região norte se destaca com uma média de 21 transações por pessoa. Já o nordeste conta com uma média de 19 transações por pessoa.

Inclusive nos estados como o Amazonas e Amapá, o PIX ganhou muitos adeptos, com uma média de transações chegando a 26 e 24 por pessoa, respectivamente.

Com a criação do PIX e a facilidade em abrir uma conta digital, muitas pessoas estão tendo a oportunidade de abrir uma conta, evitando o deslocamento até agências bancárias.

Benefícios do PIX

Dessa maneira, a inclusão financeira vem crescendo e beneficiando milhões de brasileiros que não tinham acesso a tais produtos e serviços.