Entenda o que significa dolarizar a economia

Dólar

Além dos Estados Unidos, alguns países utilizam o dólar como principal moeda e, portanto, “dolarizaram suas economias”.

Esse caminho parece ser o que a Argentina busca traçar, caso o candidato Javier Milei vença as eleições. Conheça mais sobre o que significa dolarizar a economia.

Além dos Estados Unidos, outro país que utiliza o dólar como moeda principal é o Equador.

Equador usa o dólar desde 2000

Desde o ano 2000, o dólar tornou-se a principal moeda do Equador, substituindo o Sucre.

Com a implantação do dólar, a inflação no Equador se tornou mais estável e o país conseguiu manter boa performance econômica.

Desse modo, para o Equador, aparentemente houve mais benefícios do que malefícios à adoção do dólar como moeda principal.

Segundo o candidato à presidência da Argentina, Javier Milei, a ideia é acabar com o Banco Central e utilizar o dólar como moeda principal.

Argentina pode fazer o mesmo caminho

O peso argentino há anos vem sofrendo com a alta inflação e muitos produtos e serviços na Argentina já são negociados em dólar.

Assim, o dólar já se vê presente na Argentina. Mas ao adotar o dólar como principal moeda, o país não teria mais a inflação galopante do peso.

Gerando um ambiente, a princípio, mais estável. Mas existem alguns economistas que veem a dolarização da Argentina com certo receio.

Em uma situação onde o dólar se torna a principal moeda, a Argentina poderá ter grandes problemas para enfrentar crises.

Ricos para a Argentina

Por exemplo, quando há uma crise econômica, a fim de manter seus produtos mais atraentes no comércio local e no exterior, o país pode “desvalorizar sua moeda”.

Fato que não será mais possível, ao dolarizar a economia. Inclusive, caso o Banco Central suba os juros, é possível que o dólar se torne tão “caro” que acabe gerando uma crise da dívida.

Ou seja, a Argentina estaria à mercê da política monetária dos Estados Unidos, sem muitas chances e meios de se defender.