Entenda a inadimplência nos relatórios dos bancos

Inadimplência

Com a temporada de balanços referente ao segundo trimestre de 2023, alguns bancos vêm reportando bons resultados.

Sendo que o Itaú (ITUB4) é uma dessas instituições financeiras. Com resultados melhores, ITUB4 se destaca por focar nos clientes de menor risco.

Acompanhe e entenda mais sobre a inadimplência nos relatórios dos bancos.

Segundo os analistas Bernardo Guttman, Matheus Guimarães e Rafael Nobre, o banco Itaú possui um crédito de boa qualidade.

Qualidade do crédito contribui para o resultado

Ou seja, a carteira de clientes do banco possui boa qualidade e assim, a inadimplência se mantém inferior à média nacional.

Por exemplo, neste último trimestre, o banco registrou um aumento na inadimplência (dentro do prazo de 90 dias) de 0,1%, chegando aos 3,5%.

Mas, mesmo com um aumento pequeno na inadimplência, o banco aumentou sua provisão para devedores duvidosos, elevando o valor aos R$ 9,6 bilhões.

Com a queda dos juros, é provável que o banco Itaú se veja obrigado a expandir o crédito, com o intuito de manter suas boas margens de lucro.

Desafios para expandir o crédito

Desse modo, o Bradesco BBI vê que o atual cenário se mostra mais preocupante devido à queda na procura dos empréstimos.

Ainda segundo as análises do Bradesco; mesmo que o Itaú tenha uma inadimplência melhor do que outros bancos, o cenário atual é preocupante e pode se deteriorar.

Por fim, os bancos Credit Suisse e Morgan Stanley, enxergaram bons números do Itaú neste último trimestre.

Bom retorno e inadimplência baixa

Mesmo com uma piora na inadimplência do Banco, o Credit Suisse acredita que o Itaú conseguiu manter a boa qualidade da carteira de crédito.

Porém, a queda nas atividades de outros segmentos do banco, como as movimentações no cartão de crédito pode acabar comprometendo os resultados no futuro.

Já o banco Morgan Stanley viu mais pontos positivos no balanço do Itaú do que pontos negativos. Em suma, o Itaú conseguiu manter um resultado consistente.