Como tem-se usado IA's para combater fraudes?

PIX

Os roubos e fraudes utilizando as contas digitais e principalmente o PIX vêm crescendo ano após ano.

Principalmente agora, quando o celular se tornou uma das principais formas de acessar as contas bancárias. Conheça como a IA poderá ajudar os bancos a evitar fraudes.

De acordo com as informações do próprio Banco Central, somente 5% dos valores fraudados no PIX são recuperados pelas instituições financeiras.

Fraudes em números

Ou seja, em sua imensa maioria, os criminosos conseguem cometer a fraude e fazer o saque dos valores através de contas de “laranjas” ou de terceiros.

Desse modo, o banco não consegue identificar os criminosos e tão pouco, recuperar os valores.

Observando esse cenário cada vez mais perigoso para as pessoas, o BC pretende culpar as instituições financeiras por esse cenário de fraudes.

Resposta do BC

Assim, os bancos buscam criar formas para conseguir inibir de forma mais eficiente as fraudes. Uma forma de fazer isso é utilizando a Inteligência Artificial.

Sendo que a Idwall é uma plataforma especializada em verificação de identidade e está trabalhando em uma solução para dar mais segurança a PIX.

Segundo a própria Idwall, hoje já é feito um extenso trabalho de análise de perfil das contas bancárias.

O que pode ser feito para aumentar a segurança?

Por exemplo, um banco com milhares de contas, pode concentrar as informações dos seus clientes e triangular tais dados na busca de inconsistências e de eventuais fraudes.

Já nas transferências por PIX, a empresa utiliza diversas confirmações de dados para conseguir validar uma movimentação.

Inclusive, para valores maiores, fora do habitual da conta, a plataforma pode solicitar diferentes tipos de confirmações, como biometria ou até reconhecimento facial.

Desse modo, ao incluir tecnologias de IA, os bancos poderão dificultar e até evitar que as fraudes ocorram.

Com aproximadamente 30 bilhões de transações, o PIX se tornou a principal forma utilizada pelos brasileiros para transferir valores.

PIX é a principal forma de transferência

Assim, com tanta facilidade em transferir recursos, as fraudes cresceram e hoje já são uma das principais preocupações dos usuários.

Segundo ranking feito pela Idwall, 22% dos brasileiros enxergam a segurança como fator decisivo na hora de abrir uma conta.