De acordo com as informações, a concorrente Slack, que fornece software de gestão para empresas, fez a denúncia sobre a iniciativa da Microsoft.
Querendo ou não, a inclusão do Teams, junto aos demais softwares da Microsoft, pode acabar restringindo a competitividade do setor e monopolizando o segmento.
Fato que pode acabar prejudicando os concorrentes, como o Slack e tantas outras empresas do setor.
A comissão europeia está investigando dois pontos relevantes sobre as suspeitas de “venda casada” da Microsoft. Eles são:
O que está sendo investigado?
O que está sendo investigado?
O “Teams” está sendo incluído no pacote padrão do 365, portanto, os usuários não têm como restringir o acesso ao aplicativo. Portanto, os usuários teriam que utilizar o aplicativo.
Ao integrar o “Teams” em seu pacote padrão, a Microsoft pode ter restringindo a compatibilidade de seus aplicativos com os demais softwares de gestão.
Em resumo, como a Microsoft é detentora de softwares relevantes no mercado, como o Word e Excel, a restrição de compatibilidade pode trazer sérios prejuízos aos softwares de gestão.
Sem falar que a inclusão do “Teams” em seu pacote padrão, pode acabar fazendo com que todo um mercado deixe de existir devido à “monopolização” da Microsoft.
Segundo Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, a relação entre o “Teams” e o pacote de Office 365 da Microsoft é suspeita e precisa ser analisada.
Por ser muito recente, ainda não há resultados sobre a investigação, sendo que a mesma não tem prazo para terminar.
Resultados da investigação
Resultados da investigação
Vale destacar que se a comissão europeia concluir que a Microsoft tentou realizar uma “venda casada” de seus produtos, a companhia pode acabar sendo penalizada.
Em contato, a Microsoft disse que respeita as investigações conduzidas pela Comissão Europeia e vai colaborar com as investigações.