A estratégia consiste em investir em ativos e permanecer com eles em carteira. Assim, o investidor poderá se beneficiar dos ganhos com o ativo no longo prazo.
Portanto, só vai dar certo esta estratégia quando o investidor comprar um ativo de valor, ou seja, que vai lhe proporcionar ganhos e valorização no longo prazo.
Por isso, é importante conhecer bem o mercado e adquirir experiência com os ciclos de valorização e desvalorização. Assim, fica mais fácil identificar tais momentos.
Se as duas primeiras lições estão mais ligadas a Warren Buffett, esta terceira lição vem do grande investidor Peter Lynch.
3º Invista naquilo que você conhece
3º Invista naquilo que você conhece
Lynch foi um dos maiores gestores de fundos do mundo, ficando 13 anos à frente do Magellan Fund e conquistando rentabilidade média acima dos 29% ao ano.
A lição de Lynch é simples, mas eficiente. Ao investir em algo que você compreende, o investidor se sentirá mais seguro e tranquilo com relação à volatilidade do mercado.
Considerado por muitos como o criador da teoria moderna do portfólio, Harry Markowitz acredita que a diversificação em excesso pode trazer prejuízos ao investidor.
4º Diversifique com inteligência
4º Diversifique com inteligência
Quando o investidor diversifica, os riscos da carteira podem diminuir, mas quando em excesso, os riscos podem acabar aumentando.
Sendo que a disciplina é muito importante, para evitar que o investidor se desvirtue, deixando de focar em seus investimentos e na sua estratégia.
Ao assimilar as cinco lições, o investidor provavelmente terá mais chances de ter sucesso com seus investimentos, alcançado de forma mais fácil seus objetivos.