Conheça 7 fatos sobre Taesa (TAEE11)

7 fatos sobre Taesa (TAEE11)

Taesa é uma das maiores empresas do segmento de transmissão de energia elétrica no Brasil. Acompanhe e conheça 7 fatos sobre TAEE11.

Por se tratar de uma companhia que atua na área de transmissão de energia, ligando as geradoras às distribuidoras, Taesa não possui tantos gastos operacionais.

1º - Taesa possui despesa operacional baixa

As despesas, ou investimento, vem da demanda por construção de mais linhas de transmissão (CAPEX), fato que colabora para margens de lucro maiores.

Os contratos da Taesa são de longo prazo e de alta previsibilidade, portanto, a empresa trabalha com receitas já conhecidas.

2º Contratos de longo prazo

Desse modo, a uma menor volatilidade no faturamento da empresa, favorecendo o investimento nela.

Contando com um faturamento previsível, pequena despesa operacional e boas margens, Taesa surge como uma boa pagadora de dividendos.

3º Boa pagadora de dividendos

Nos últimos 12 meses, por exemplo, a Taesa registrou um dividend yield de 17,71%, considerando o valor por ação de R$ 34,95.

Observando os últimos 5 anos de TAEE11, podemos identificar uma valorização na casa dos 64,41%.

4º Nos últimos cinco anos TAEE11 valorizou muito

Por um lado, tal valorização mostra que a empresa vem crescendo e conseguindo gerar bons resultados, mas por outro lado, TAEE11 aparenta estar ficando mais cara.

Nos últimos anos, TAEE11 acabou pagando dividendos bem acima do mercado. Inclusive nos últimos 12 meses.

5º Cuidado com dividendos acima do normal

Sendo que os lucros que financiaram esses dividendos não vieram totalmente da operação da firma, mas também de correção pelo IPCA e IGPM.

Portanto, é provável que os dividendos atuais não permaneçam por muito tempo. Quando os efeitos da correção terminar, os ganhos também se encerraram.

Em comparação direta com outras empresas do setor energético, Taesa vem apresentando números de investimentos menores.

6º Taesa esta crescendo menos

Portanto, é mais provável que a firma continue mantendo boas margens, mas sem auferir crescimento de lucro compatível a outros anos.

Por fim, temos a geração de caixa. Taesa é uma boa geradora de caixa, uma vez que o seu negócio possui pouca despesa operacional e bom faturamento.

7º Taesa é uma boa geradora de caixa

Sem dúvidas, dentro do setor elétrico, Taesa é uma das melhores, mas não é perfeita.

Nos últimos anos, resultados não operacionais inflaram parte dos dividendos e a ação está ficando cada vez mais cara.