TOP 10 curiosidades sobre Petrobrás (PETR4)
Especulação, receio, âncora do Ibovespa. Tudo isso pode ser atribuído à Petrobrás. A maior empresa do Brasil e conhecida da maioria dos brasileiros, ainda há muitas curiosidades a respeito de sua história que a maioria dos investidores não conhece.
Por isso, vale a pena conferir essas 10 curiosidades sobre a Petrobrás (PETR4) e entender sobre essa empresa que sempre dá o que falar.
1. O maior centro de pesquisa da América Latina foi criado pela Petrobrás
O Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) é a maior unidade de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de toda a América Latina, sendo também uma das maiores do mundo.
Localizado na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro (RJ), até hoje possui grande importância no desenvolvimento de novas tecnologias da empresa. Possui um quadro de funcionários que mescla tanto servidores públicos quanto terceirizados.
Pesquisa e desenvolvimento – ou P&D – são fundamentais como estratégias de crescimento para muitas empresas, adotados por companhias como Google (GOGL34) e Meta (M1TA33).
2. A Petrobrás recebeu 4 “Oscars” do mercado de petróleo
A Petrobrás conquistou 4 vezes o OTC Distinguished Achievement Award, considerado por muitos especialistas como o “Oscar” da indústria de petróleo offshore.
Muitas dessas premiações vieram por conta do desenvolvimento de pesquisas relacionadas com o pré-sal, o que projetou a empresa ainda mais no cenário internacional de empresas de derivados do petróleo.
3. A empresa descobriu o pré-sal brasileiro
E por falar em pré-sal, o ano era 2006 quando a Petrobrás revelou que havia encontrado petróleo no fundo do mar, na camada localizada a 7 mil metros de profundidade. Além disso, a faixa de território ocupa 800 km, estendendo-se ao longo do litoral das regiões sul e sudeste.
Sendo assim, desenvolveu-se na empresa uma série de tecnologias para tornar essa técnica mais eficaz – com isso, mais da metade do petróleo brasileiro vem do pré-sal. De fato, essa é uma das grandes curiosidades sobre o petróleo.
4. Monteiro Lobato apoiava a exploração do petróleo antes da Petrobrás surgir
Grande nome da literatura brasileira e defensor da soberania nacional com relação às riquezas, Monteiro Lobato, era entusiasta do petróleo brasileiro – ainda que não houvesse comprovação de sua existência à época.
Pode-se brincar que o autor foi premonitório. Em 1937, escreveu em sua obra “O poço do Visconde” uma narrativa em que os personagens do Sítio encontravam petróleo. Dois anos depois, em 1939, isso se tornou realidade.
5. Nos anos 1960 a Petrobrás usava um personagem chamado “Petrolino”
Nos anos 60, a companhia contava com um mascote chamado “Petrolino” para suas campanhas publicitárias – muito antes das personalizações de marcas como Magalu (MGLU3), por exemplo.
O mascote estrelava diversas peças publicitárias em postos de abastecimento, e seu uso permaneceu até o ano de 1969. No entanto, hoje em dia, a empresa tem várias estratégias de publicidade, como estratégias de endomarketing e patrocínios.
6. A Petrobrás está entre as 10 maiores petroleiras do mundo
Competindo com gigantes dos Estados Unidos, países árabes e outras regiões de destaque, a Petrobrás se consolidou no mercado como uma das 10 maiores petroleiras do mundo.
Além disso, a companhia já se destaca na América do Sul como maior produtora de petróleo, sendo referência nesse setor na região. Isso mostra a importância do petróleo na economia brasileira.
7. A empresa teve a primeira presidente mulher de uma petrolífera do mundo
Maria das Graças Silva Foster foi a primeira mulher presidente de uma petrolífera em todo o mundo. A engenheira química, que trabalha na Petrobras desde 1978, ocupou esta posição no ano de 2012.
De fato, além de presidente da empresa, Maria das Graças trabalhou em diversas funções na famosa empresa de commodities: desde estágio até como membro da diretoria de Gás & Energia.
8. O primeiro logo da empresa foi feito por um dos funcionários
Luiz Pepe, funcionário da empresa, foi quem desenvolveu o primeiro logo da Petrobrás no ano de 1958. Na época, o logo era similar à bandeira do Brasil.
Assim, Pepe trabalhava no setor de exploração com a confecção de mapas cartográficos. Seu logotipo foi aprovado de forma unânime na época e, além disso, permaneceu em uso durante 14 anos na empresa de exploração de petróleo no Brasil.
9. A Orquestra Petrobrás Pró Música é uma das maiores do Brasil
A Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes), antiga Orquestra Petrobrás Pró Música, foi criada em 1972, passando a receber patrocínio da estatal em 1987.
Atualmente, mais de 80 músicos participam da orquestra, que é uma das maiores e mais conhecidas do país. De fato, esse é um importante ponto da Petrobrás para a comunidade, sendo uma importante medida ESG.
10. A Petrobrás criou a primeira bomba de combustível eletrônica do Brasil
Por fim, no ano de 1985, a Petrobrás criou a Bomba T, a primeira bomba de combustível eletrônica de todo o Brasil.
Por causa de seu design, um dos equipamentos foi parar em uma exposição permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Em que ano foi fundada a Petrobrás?
A Petrobrás foi fundada no ano de 1953, mais especificamente no dia 3 de outubro.
Qual o ticker de negociação da Petrobrás na bolsa de valores?
A Petrobrás possui dois tickers de negociação: PETR4 e PETR3, para suas ações preferenciais e ordinárias, respectivamente.
Em quais países a Petrobras atua?
Além de atuar no Brasil, a Petrobrás tme operações nos seguintes países: Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, China, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guiné Equatorial, Holanda, Irã, Japão, Líbia, México, Nigéria, Paraguai, Peru, Reino Unido, Tanzânia, Trinidad e Tobago, Turquia, Uruguai e Venezuela.