Cotados para o ministério da economia: descubra agora

Mesmo com o fim das eleições, ainda não sabemos quem será o ministro da economia.

Com a transição entre governos ocorrendo, a expectativa é de que os nomes de cada um dos ministérios sejam divulgados. Conheça quais são os cotados para o ministério da economia.  

Haddad é uma figura conhecida do PT e já foi prefeito de São Paulo e ministro da educação entre os governos Lula e Dilma.

Fernando Haddad

Como Haddad perdeu a disputa para governador de São Paulo, o seu nome é ventilado como eventual ministro da Economia. O petista é professor de Economia da USP.

O futuro vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, está à frente do processo de transição entre os governos. Alckmin trocou o PSDB pelo PSB e assim, se tornou vice de Lula. 

Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin possui vasta experiência na política, sendo 4 vezes governador de São Paulo, além de disputar a presidência da república outras duas vezes.

Meirelles já foi candidato a presidente da república em 2018 e foi Ministro da Fazenda no governo Temer e presidente do Banco Central no governo Lula.

Henrique Meirelles

Dentre todos da lista, Henrique Meirelles é aquele que mais parece estar próximo de ser o novo ministro da Economia, apesar de não haver sinais claros entre as partes. 

Atualmente Alexandre Padilha é deputado federal e já foi ministro da Saúde do governo Dilma e ministro das relações institucionais do governo Lula.

Alexandre Padilha

Padilha nutre boa relação com o presidente Lula, além de ser filiado ao PT. Apesar das baixas expectativas, Padilha aparece na lista.

Armínio Fraga foi o economista responsável pelo “tripé macroeconômico”, sendo presidente do BC no governo Fernando Henrique.

Armínio Fraga

Dentre todos os nomes da lista, Fraga é um dos que mais empolgam o mercado. Porém, até o momento ele apenas foi confirmado na equipe de transição.

Um dos economistas responsáveis pelo Plano Real, André Lara Resende foi indicado como um dos economistas responsáveis pela transição de governos.

André Lara Resende

André Lara Resende tem carreira de sucesso no setor privado, trabalhando em bancos como o Garantia e Itaú. No setor público, Resende foi presidente do BNDES no governo FHC.

Persio Arida também vai participar do grupo de transição entre os governos Bolsonaro e Lula. No setor público, Arida ficou conhecido por sua breve passagem no BC do governo FHC.

Persio Arida

No setor privado, Persio Arida já trabalhou no conselho do Unibanco e do banco Itaú. Além disso, Arida já foi diretor da Opportunity Asset Management.