Enquanto o príncipe Charles receberá o Ducado de Lancaster, o príncipe William receberá de seu pai, o Ducado da Cornualha.
Essas propriedades são formadas por imóveis comerciais, agrícolas e residenciais. Ambas as propriedades rendem valores suficientes para cobrir algumas despesas da monarquia.
Além dos bens pessoais da rainha Elizabeth II e da propriedade do Ducado de Lancaster, príncipe Charles receberá o Tesouro da Coroa (que incorpora todo patrimônio da monarquia).
Em 2022 o Tesouro da Coroa registrou lucro líquido de 312,7 milhões de libras esterlinas. Enquanto instituição, a monarquia possui uma série de bens, como imóveis e joias.
Segundo legislação aprovada em 1993, o príncipe Charles como toda a monarquia está livre de pagar imposto sobre herança.
Normalmente, o governo cobra imposto sobre a herança. Em uma situação onde a pessoa vai receber valores de 325 milhões de libras, ou mais, o imposto pode chegar aos 40%.
Ao se tornar rei do Reino Unido, Charles III receberá a posse do Tesouro da Coroa, além dos bens pessoais da rainha Elizabeth.
Novo monarca do Reino Unido
Novo monarca do Reino Unido
Vale destacar que o rei Charles também receberá a subvenção soberana do Tesouro do Reino Unido. Esses valores servem para cobrir despesas com funcionários e compromissos oficiais.