As expectativas para a inflação em 2022 e 2023 vêm caindo.
No início do ano, as expectativas sobre a inflação só pioraram, Até junho, o mercado acreditava que o IPCA poderia terminar 2022 em 8,89%. Hoje, a inflação esperada é de 6,7%.
Semanalmente o Banco Central emite o boletim Focus, onde há as expectativas do mercado sobre diversos índices, como a taxa de juro e o IPCA.
Nessa última segunda-feira (dia 29/08), o boletim Focus trouxe mais uma redução na projeção para a inflação em 2022 e 2023. Com as reduções no preço dos combustíveis, o IPCA vem caindo.
A inflação vinha em crescente devido ao aquecimento econômico mundial, além dos efeitos da pandemia em alguns lugares do mundo, como na China.
A guerra na Ucrânia potencializou o aumento dos preços dos combustíveis. Tudo isso, gerou muita volatilidade, influenciando nas expectativas do mercado.
Para enfrentar tal situação, o governo federal tomou uma série de medidas para tentar frear a inflação, dentre elas a redução do ICMS sobre os combustíveis.
A redução do ICMS gerou grande redução no preço da gasolina, por exemplo. Após a redução nos preços, as expectativas do mercado caíram.
Vale destacar que os combustíveis possuem relevância no IPCA, uma vez que a volatilidade pode gerar aumento em cadeia em diversos produtos e serviços.
A estimativa do BC é um estudo desenvolvido por diversos economistas e profissionais do mercado. O boletim Focus serve como uma espécie de norte para os investidores.