Fim do Pix? Banco central anuncia nova plataforma de transações financeiras

Presidente do Banco Central anunciou novidades sobre o PIX

No evento do BTG Pactual, o presidente do BC, Robert Campos, disse que novidades irão surgir sobre o PIX e o Open Banking. 

O Open Banking já é uma realidade e vai se aperfeiçoar. O PIX foi uma das etapas dentro desse modelo de serviços que vai se tornar realidade no Brasil.

Pix

O PIX foi lançado em 5 de outubro de 2020. Com o PIX as pessoas e empresas podem fazer transações, uma com as outras, de forma imediata, mesmo nos finais de semana.

O PIX não vai acabar. O que vai acontecer é que o sistema de serviços bancários vão continuar evoluindo com ajuda do BC.

Fim do PIX

A expectativa é que as pessoas que tenham diversas contas bancárias possam acessar suas contas por meio de um único aplicativo, ou acesso. Isso é o Open Banking.

Antes de lançar o PIX, o BC já vinha trabalhando em um projeto muito maior que é o Open Banking, o PIX era uma etapa.

Banco central e PIX

Como o PIX vem dando certo, a expectativa é fazer que o PIX integre o Open Banking. Assim, o cliente que possui várias contas, terá acesso a elas, através de uma só.

Os próprios bancos vão trabalhar para oferecer aos seus clientes, aplicativos que vão integrar os saldos, extratos, pagamentos e posição dos investimentos.

Plataforma financeira

Com a evolução gradual do sistema, é provável que tudo vá culminar com uma integração maior com o exterior através do PIX Internacional.

Novo PIX

Por meio desse novo PIX, o cliente poderá lançar seus valores e receber de forma imediata, para o exterior e do exterior.