ANO DE ELEIÇÃO: vale a pena investir na bolsa de valores?

Tanto a divulgação das pesquisas eleitorais, debates, discursos dos candidatos e promessas de campanha podem mexer com o humor do mercado. Por isso, tome cuidado.

O mercado financeiro normalmente tem um candidato preferido. Esse candidato costuma ter um pensamento voltado à economia liberal e à austeridade fiscal.

Volatilidade dos mercados

Devido a questões relacionadas às políticas, promessas e discursos, os candidatos podem influenciar diretamente a dinâmica do mercado.

Devido à alta volatilidade que os mercados costumam ter em anos de eleições, a bolsa de valores e até a renda fixa podem oferecer ótimas oportunidades.

Oportunidades de investimento

Por mais que haja ótimas empresas na bolsa de valores, as eleições podem influenciar negativamente na cotação das mesmas. 

Isso gera oportunidade de comprar boas ações por um preço barato.

A volatilidade das eleições pode alterar o humor do mercado de juros. 

Juro futuro e o Tesouro Direto

O juro futuro influencia a precificação e as taxas das letras prefixadas do Tesouro Direto.

Aqueles que procuram por boas taxas para investir em letras do Tesouro IPCA ou Prefixados, encontraram boas oportunidades em meio à volatilidade das eleições.

O investimento em ativos do exterior é outra forma de reduzir a volatilidade que as eleições provocam na carteira.

Investimento em ativos do exterior

BDRs, e ETF, como IVVB11, são boas alternativas. Por se tratar de ativos dolarizados e focados no exterior, podem proteger o investidor local de uma possível volatilidade das eleições.

Uma forma de reduzir a volatilidade provocada pelas eleições é diversificando a carteira. Investir entre várias classes de ativos pode ser uma boa solução.

Diversifique e reduza a volatilidade

Além disso, é importante ter paciência pois muitas vezes um cenário volátil no curto prazo, pode ser recompensado por um grande retorno no longo prazo.

Baixe agora o E-book   sobre Economia para Investidores