Informes de Rendimentos de Fiis: Como fazer sua declaração

O Informe de Rendimento é um documento que todos os cotistas de Fundos Imobiliários recebem anualmente. As Administradoras dos FIIs devem enviar esses documentos, por meio eletrônico ou correio, até o fim de fevereiro. Neles, você verá detalhes sobre o quanto recebeu de rendimentos no ano anterior, além das informações do pagador e das cotas em custódia.

Se você já entregou uma Declaração Anual do Imposto de Renda antes, é bem possível que já tenha visto um documento similar a esse. O objetivo dele é funcionar como um comprovante oficial de quanto dinheiro você ganhou através dos Fundos Imobiliários via rendimentos.

Apesar de as corretoras oferecerem alguns extratos que facilitam a visualização de informações desse tipo, o Informe de Rendimentos é a fonte oficial e é nele que você encontra o CNPJ necessário para fazer sua declaração.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Exemplo de Informe de Rendimentos

Em Fundos Imobiliários não é diferente. Antes de explicar o que temos de importante neste material, vamos olhar um exemplo:

Primeira parte do documento Fonte: BTG Pactual

Essa primeira parte do documento nos mostra duas coisas importantes:

  1. Quem é a Fonte Pagadora e seu CNPJ. Você usará essa informação na hora da de declarar os rendimentos recebidos no ano.
  2. O total de rendimentos recebidos. Como os Fundos Imobiliários não distribuem dividendos, os rendimentos são categorizados em “Outros (especificar)” dentro da seção de rendimentos isentos.

Uma outra informação que pode aparecer é a de Créditos em Trânsito. Esses costumam ser os rendimentos anunciados no final do ano, mas pagos no ano seguinte.

Seguindo para a segunda parte do documento:

Segunda parte do documento Fonte: BTG Pactual

Aqui você terá discriminado, por ativo, de onde veio cada centavo dos seus rendimentos. Porém, na declaração, você deverá declarar os rendimentos agrupados por Fonte Pagadora e não por ativo. Ou seja, use o valor total indicado no começo do documento e o CNPJ da Fonte Pagadora.

A outra informação importante é a quantidade de cotas que você tinha no último dia útil do mês. Essa é uma outra informação importante para a sua declaração que deverá ser incluída no menu de Bens e Direitos.

Inclusive, no Informe de Rendimentos, você consegue ver até os recibos de subscrição em custódia.

MINICURSO INVESTINDO FIIS

Como conseguir o seu Informe de Rendimentos

Como mencionado, os investidores receberão esses documentos anualmente das Administradoras dos FIIs (não das Gestoras) até o fim de fevereiro. Esse é o prazo final de envio.

Existem, basicamente, três formas de recebê-los:

  1. Correio: Até algum tempo atrás, esse era o padrão. Você não precisa solicitar o envio, você simplesmente receberá. Porém, algumas Administradoras já pararam de usar esse método.
  2. Email: Migrando do físico para o digital, algumas Administradoras enviam via email o seu Informe de Rendimentos ou um link de onde baixá-lo.
  3. Portal: Em complemento ao item acima, é possível que você tenha que acessar o portal online da Administradora para baixar o seu Informe Mensal.

Note que para que você consiga receber os seus Informes de Rendimentos, tanto o seu email quanto o seu endereço residencial precisam estar atualizados na sua corretora.

E se eu não recebi através de nenhum desses métodos? Nesse caso, entre em contato com as Administradoras dos seus Fundos Imobiliários e solicite uma 2ª via dos Informes de Rendimentos.

Lista dos Administradores

Para facilitar a sua vida e a sua declaração, fizemos esta lista (não extensiva) com as principais Administradoras dos Fundos Imobiliários e por onde você poderá solicitar seus Informes de Rendimentos, caso já não os tenha recebido automaticamente.

AdministradoraPortal
Banco DaycovalPortal Daycoval
Banco GenialPortal Genial
Banco Safra[email protected]
BradescoDocumentos Digitais (Bradesco)
BRL TrustPortal BRL Trust
BTG PactualPortal do Investidor
Credit SuisseCorrespondências Digitais (Itaú)
Genial InvestimentosPortal Genial
Hedge InvestmentsPortal Hedge Investments
IntragCorrespondências Digitais (Itaú)
Oliveira TrustPortal Oliveira Trust
Rio BravoPortal de Comunicações Digitais
VórtxPortal Vórtx
Votorantim Asset Management[email protected] 

Note que pode acontecer de alguma Administradora usar o serviço de escrituração de outra instituição, como é o caso da Credit Suisse que tem os Informes de Rendimentos disponibilizados via a plataforma do Itaú.

Caso o contato seja feito via email, geralmente, é exigido o envio do seu nome completo e CPF para que eles possam enviar a 2ª via.

Se a Administradora que você procura não está na lista acima ou o link disponibilizado não foi o suficiente, entre em contato com ela via email ou telefone, os quais podem ser encontrados diretamente no site da Administradora ou no site da B3.

É só isso que preciso para fazer minha declaração?

Não! Esse documento é apenas uma das peças necessárias para montar a sua Declaração Anual. Idealmente, você mantém um controle próprio para conseguir declarar o resultado das suas operações e suas posições da carteira, informações que não estão nos Informes de Rendimentos ou vêm incompletas.

Inclusive, é recomendável que você confira as informações dos Informes de Rendimentos com os extratos da sua corretora e o seu controle próprio, pois nenhum sistema ou pessoa são perfeitos e erros podem acontecer.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

ACESSO RÁPIDO
Tags
Marcos Correa
Compartilhe sua opinião
3 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Cristiano 30 de março de 2022
    Boa tarde, A Votorantim tem um portal com os Informes de Rendimentos sem precisar enviar e-mail: https://www.bv.com.br/asset/dtvm/informe-rendimentos#/autenticacao AbraçosResponder
  • Rafael 1 de abril de 2022
    Caso o informe de rendimentos venha com alguma falha, ou incompleto (omitindo algum rendimento), devo declarar o correto ou respeitar o informe de rendimentos?Responder
  • Seu Zé 1 de abril de 2023
    Não invisto porque tenho medo do governo bater na minha porta, apontar uma arma na minha cara e me prender igual bandido porque esqueci ou deixei de registrar ou pagar por algo que eu não sabia para a Receita Federal. Quais os investimentos que devo evitar para que o governo não me agrida? Onde consigo estas informações na hora de investir? Uma publicação no blog sobre isso seria ideal, obrigado.Responder