Saldo do FGTS LIBERADO: veja se você tem direito a esse dinheiro

Entenda como funcionam as regras do FGTS e quem pode sacar esse benefício.

O saldo do FGTS costuma ser utilizado tanto para quitar as dívidas pendentes como uma renda nos meses em que o trabalhador busca sua recolocação.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício dos trabalhadores em regime CLT. Ele é liberado para quem perdeu o emprego sem justa causa

O que é FGTS?

Assim, a cada novo emprego é criada uma conta, correspondente ao trabalho atual. Estas contas são, obrigatoriamente, gerenciadas pela Caixa Econômica Federal.

O valor a ser depositado pelo empregador no FGTS corresponde a 8% do valor do salário do empregado. 

Como funciona o FGTS?

Este valor é desembolsado pela empresa, não podendo ser descontado do funcionário.

O dinheiro depositado na conta do FGTS do funcionário passa por correção monetária mensal. A correção é feita no dia 10 de cada mês.

Rendimento do FGTS

O FGTS é liberado para quem perdeu o emprego sem justa causa. Ou seja, se o empregado pedir demissão, não poderá sacar o seu FGTS.

Quem pode sacar o FGTS

O valor também é liberado em caso de aposentadoria, morte do patrão e fechamento da empresa ou término do contrato de trabalho temporário.

Ao ser demitido, o profissional recebe, na assinatura da sua rescisão, uma série de papeis do empregador.

Como sacar o FGTS?

Basta levá-los a uma agência da Caixa Econômica Federal, com documento de identificação com foto e a carteira de trabalho.

Não é preciso ter conta no banco para resgatar o FGTS. Para administrar bem o dinheiro, vale usar uma planilha de gastos. Lembre-se de usar os recursos com sabedoria.