Eike Batista, bilionário condenado a 30 anos de prisão. Entenda tudo
É um empresário brasileiro, fundador e presidente do grupo EBX. Ele já foi apontado como um dos homens mais ricos do Brasil e do mundo, mas perdeu grande parte de sua fortuna.
Quem é Eike Batista?
Quem é Eike Batista?
Eike Fuhren Batista nasceu em Governador Valadares-MG, mas também tem cidadania alemã.
Sua primeira empresa da área foi a Autram Aurem. Quando completou 29 anos, foi para a TVX Gold ser o principal diretor executivo do grupo.
Eike Batista expandiu seus negócios através da EBX com grupos especializados em óleo e gás (OGX), logística (LLX), energia (MPX), carvão mineral (CCX), exploração marítima (OSX) e mineração (MMX).
Em 2012, alcançou o posto de homem mais rico do Brasil e o sétimo do mundo, com patrimônio estimado em US$ 30 bilhões.
Em 2017, no período das acusações, a fortuna de Eike Batista era US$ 116 milhões. Entre as principais acusações, destaca-se à do grupo OGX:
Queda de Eike Batista
Queda de Eike Batista
A companhia comunicou diversas vezes sobre as possibilidades de exploração na Bacia de Campos e de Santos, mas já era sabido desde 2009 que era inviável.
Réu na Operação Lava Jato, foi considerado foragido da justiça no início de 2017. Entre as acusações, estava o pagamento de propina ao ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
Prisão de Eike Batista
Prisão de Eike Batista
Além disso, foi processado por manipulação de mercado da OGX e no preço das ações da OSX. Desde abril de 2017 cumpre prisão domiciliar.