Tiago Reis: por que eu PAREI de comprar as ações da TAESA (TAEE11)?

A Taesa é uma empresa brasileira do setor de energia elétrica. É negociada na B3  sob os códigos TAEE3, TAEE4  e TAEE11.

A Taesa (TAEE11) apresenta baixo risco, pouca volatilidade, margem alta, balanço sólido e previsibilidade de fluxo de caixa. Por isso, é uma das ações mais seguras da bolsa. 

Mesmo com todos esses pontos positivos, Tiago Reis, analista de investimentos e fundador da Suno, decidiu parar de comprar ações da empresa. Quer saber por quê?

No momento, a Taesa (TAEE11) conta com um Dividend Yield em torno de 12% a 13%, um dos maiores da bolsa de valores brasileira. Mas...

Por que paramos de recomendar a Taesa (TAEE11)?

Mas, na opinião de Tiago Reis e dos analistas da Suno,  esse dividendo é insustentável por  alguns motivos.

Ocorreram uma série de resultados não recorrentes nos últimos meses que inflaram os resultados da empresa. 

Esses resultados tendem a não se repetir, principalmente por conta da inflação, fazendo com que a empresa não pague mais esse DY nos próximos meses. 

Por exemplo, ao analisar seu balanço  de caixa operacional  e quanto teve de lucro nos últimos tempos, vemos que o lucro  foi maior.

Com isso, os dividendos da Taesa (TAEE11) devem ser impactados, já que só poderá pagar o quanto ela gera de caixa operacional.

Isso não significa que a companhia fez algo errado em sua contabilidade, que não é uma empresa saudável ou que não é mais um bom negócio.

Apenas significa que parte do dividendo é consequência de um lucro que não é repetido, pois  existiram eventos  não recorrentes.

É muito importante não cometer o erro de analisar somente os dividendos dos últimos 12 meses. Faça uma projeção futura para não tomar decisões equivocadas!