Biografia de Brunello Cucinelli
Quem é Brunello Cucinelli?
Brunello Cucinelli é conhecido como o designer-filósofo italiano, além de ser o principal executivo da marca de roupas que recebe seu próprio nome. O empresário bilionário da Itália também possui o apelido de “rei da caxemira”.
O designer Brunello Cucinelli deixou sua faculdade de engenharia para criar sua linha de moda no final da década de 1970. Na época, ele utilizou um pequeno empréstimo para iniciar seu pequeno negócio, que ao longo do tempo cresceu de forma incrível, tornando a sua marca muito valiosa.
Com o sucesso de seus empreendimentos, Brunello Cucinelli viu seu patrimônio se alavancar de maneira muito relevante, sobretudo a partir da abertura de capital de sua empresa na bolsa de valores de Milão. Assim, ele construiu um patrimônio pessoal bilionário, se tornando um dos homens mais ricos do mundo.
A trajetória de vida de Brunello Cucinelli
Brunello Cucinelli nasceu em 1953 em Castel Rigone, um pequeno vilarejo na Itália. Ele fazia parte de uma família de camponeses e cresceu em uma comunidade agrícola rural, onde não se havia eletricidade nem água corrente.
Conquistou seu diploma como agrimensor de construção e tempos depois ingressou na faculdade de Engenharia. Apesar de ter entrado na universidade, Brunelli Cucinelli acabou seguindo um caminho completamente diferente do curso escolhido. Por conta dessa falta de identificação na área, acabou abandonando a escola de engenharia quando tinha 24 anos. Nessa época, passou a trabalhar na leitura e escrita de textos filosóficos.
No ano de 1978, ele abriu uma pequena empresa no ramo da moda e em 1982, mudou-se para Perugian, Solomeo. Antes mesmo de sua mudança, Cucinelli já havia se casado com Federica Benda e tido suas 2 filhas, Camilla e Carolina. O novo local em que ele morava surgiu de inspiração para seu futuro como empresário e também para trabalhos humanísticos que passaria a realizar.
Já no ano de 1985, Brunelli adquiriu um castelo em ruínas do século XIV que tinha no vilarejo, o que virou mais tarde a sede corporativa de sua empresa. Em Solomeo, ele também realizou reformas na infraestrutura de sua empresa, com o intuito de atender a alta demanda do mercado para com seus produtos.
O crescimento dos negócios de Brunello Cucinelli
Por conta das reformas e esforços de Brunello Cucinelli, os edifícios do Fórum da Arte de Solomeo passou a ter um maior estímulo para ser palco de apresentação para arte e cultura. O local incluía também o Ginásio, a Biblioteca Neohumanista Aureliana, além do Teatro e Anfiteatro.
Com o crescimento da empresa de Cucinelli, ele passou a cogitar o alistamento de sua companhia na Bolsa de Valores de Milão, o que acabou acontecendo de fato no ano de 2012. Com isso, a empresa de Brunelli passou a atrair capital de investidores, para poder ter um crescimento ainda mais acelerado e relevante.
Apesar da abertura de capital (IPO) agregar valores financeiros a empresa, Brunelli não se apegava tanto a essas questões, embora fosse um fator importante para ele continuar desenvolvendo seus trabalhos com maior tranquilidade, assim como seus trabalhos humanitários.
Nesse sentido, a presença da companhia na Bolsa de Milão era visto como uma oportunidade de expor cada vez mais o seu próprio trabalho, que associava o capitalismo a questões de necessidade humana.
Sua linha de roupa de luxo inclui suéteres de lã coloridos, conhecido como cashmere de Brunello. Apesar dessa marca que ficou registrada em seu trabalho, sua empresa também possui em seu portfólio de produtos vestidos, bolsas, acessórios, ternos e sapatos.
Reconhecimento de Brunello Cucinelli
Posteriormente, já em 2013, ele criou a “Solomeo School of Arts and Crafts”, que ficou bastante conhecida. No ano de 2014, com o apoio da Fundação Brunello e Federica Cucinelli, de sua autoria, se inseriu o “Projeto Beleza”, com a criação de 3 parques em Solomeo, de modo a reflorestar e aproveitar um espaço já abandonado. Nas novas construções se incluíam os parques agrícolas, do Clube da Juventude Secular e da Indústria.
Brunello Cucinelli ganhou reconhecimento internacional pelo seu trabalho, que associava a moda com críticas e pensamentos voltados a filosofia e o modelo capitalista atual. Além disso, ele valoriza e promove a cultura como fator fundamental, através de suas preocupações com os valores humanos.
No ano de 2018, Brunello Cucinelli recebeu uma premiação importante como PhD honorário em Filosofia pela Universidade de Messina. Ele também foi nomeado como “Cavaliere di Gran Croce al Merito della Repubblica Italiana”, que na tradução seria “Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Italiana”.
Do mesmo modo, foi considerado “Cavaliere del Lavoro”, ou seja, “Cavaleiro da Indústria”. Não obstante, também recebeu o Prêmio de Economia Global, algo que marcou ainda mais a importância de sua carreira. Ele também realiza doações através da Fundação Brunello Cucinelli, onde destina boa parte de seus lucros para a caridade.
Junto com a fama e reconhecimento de todo seu trabalho, os recursos financeiros também acompanharam todo esse sucesso. Atualmente casado, ele tem 2 filhos e ainda reside em Solomeo, Itália. Segundo a Forbes, o patrimônio líquido de Brunello é de cerca de US$ 2,2 bilhões.
O que achou da trajetória de vida de Brunello Cucinelli? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.