BRL: o que é e como funciona? Entenda para que serve essa sigla
Com o avanço da globalização também aumentaram as trocas de moedas internacionais, por isso foi necessário a definição de uma padronização internacional para o reconhecimento das moedas, como o BRL.
Sendo assim, é cada vez mais comum exigir um código como o BRL nas compras internacionais para identificar as moedas locais.
O que é BRL?
BRL é a sigla que se refere a unidade monetária do Brasil, o Real. Assim, é importante entender que apesar de serem a mesma coisa, ela não representa o símbolo da moeda que é “R$”.
Ou seja, essa sigla é para representar o Real que é a moeda brasileira, em compras internacionais e na conversão da taxa de câmbio, sendo uma forma comum de exibição de preços em sites internacionais.
Por que o BRL é diferente do Real?
O Real é a moeda do Brasil, já a sigla BRL é para conversão de qualquer moeda para o Real.
Por exemplo, ao comprar produtos ou serviços em um site do exterior, se o site oferece a possibilidade de converter a compra em reais, a conversão será dada pela sigla BRL.
Vale destacar que o processamento do pagamento é dado conforme o estabelecimento, sendo que a cotação é do dia do processamento e não da compra.
Isso pode gerar transtornos, ainda mais quando o usuário está aguardando uma cotação similar ao valor do dia da compra.
Após efetuar a compra, o estabelecimento tem até sete dias para efetivar a cobrança.
Assim, a moeda BRL é uma medida de conversão, enquanto o Real é a nossa moeda. Em sentido, os dois são a mesma coisa.
Para que serve o BRL?
A sigla BRL serve para representar a moeda nacional em sites internacionais. Por se tratar de valores praticados em outros países e convertidos para a moeda nacional, é comum que haja uma variação por conta da cotação da moeda.
Esse código faz parte do padrão internacional de moedas correntes, conhecido como ISO 4217. Esse é um padrão internacional que estabelece que a sigla tenha 3 caracteres que consigam identificar a origem e o nome da moeda.
O código BRL surgiu com a criação do ISO 4217, lançado em 1978. A ISO nada mais é que a Organização Internacional para Padronização.
Desde então, as siglas definidas como padrão tem uso no mundo inteiro como, por exemplo, o USD que representa o dólar, o EUR que representa o Euro e o JPY que faz referência ao Iene japonês.
A composição desse código é dado por 3 letras sendo que as duas primeiras fazem referência ao país de origem e a terceira a inicial da moeda em uso. No entanto, por conta da troca de moedas a terceira letra pode ser aleatória.
Esse é o caso do Brasil, que já passou por diversas moedas. Como o Cruzeiro Real já levava a sigla BRR, cuja terceira letra seria a inicial de Real brasileiro, escolheram a letra L aleatoriamente para compor a sigla.
eBook Gratuito Economia para Investidores: Neste eBook 100% gratuito você irá aprender os detalhes mais importantes sobre Economia que um investidor deve saber.
Clique e faça o downloadQual a utilidade da sigla BRL?
A principal utilidade da sigla BRL é identificar a moeda nacional no sistema de câmbio. Por exemplo, as siglas BRL E USD correspondem às moedas Real e Dólar, respectivamente, e assim é feito com todas as moedas.
Por meio dessa sigla fica mais fácil identificar uma moeda estrangeira para efetuar a cotação do câmbio, assim como a troca de moedas quando isso se fizer necessário.
Além disso, essa sigla também serve para a realização das compras internacionais. Dessa forma, quando alguém entra em um site internacional para realizar uma determinada compra, é assim que o valor irá aparecer em reais.
Por isso, é comum que o valor em BRL de um determinado produto varie, pois, como ele depende da cotação da moeda, e o nosso câmbio é flutuante, há essa variação no preço durante os dias.
Moedas em compras internacionais
Considerando as possíveis confusões em converter os valores de operações no exterior em BRL, uma solução é comprar os produtos e serviços nas moedas originais.
Portanto, ao invés de converter tudo para BRL, o usuário faz o pagamento diretamente em dólares ou euros, por exemplo.
Para conseguir fazer as compras utilizando a moeda original do estabelecimento, o usuário pode mudar a conversão automática através das configurações do site ou sistema de pagamento utilizado.
Quais os impostos em compras internacionais?
O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é o imposto sobre a operação de compra.
Além do IOF as empresas de cartão cobram outras taxas. Mesmo quando a compra é feita por outros meios de pagamentos, cobram taxas nessas categorias de transações. A alíquota no cartão de crédito, por exemplo, é de 6,38%.
Por isso é importante entrar em contato com o banco para entender como funcionam as cobranças de compras internacionais para aquela instituição.
Portanto, não espere que o custo de uma compra feita em outra moeda, seja isento de imposto. Haverá custos além do próprio IOF.
Foi possível entender o que é BRL? Então deixe o seu comentário, sua sugestão, compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais e confira mais matérias sobre Câmbio.
O que é BRL?
BRL é uma medida de conversão. Normalmente, a medida de conversão conta com as duas primeiras letras representando o país de origem e a terceira a inicial da moeda do país.
USD (US – United States) e D; Dólar. Portanto, para o Brasil, deveria ser BRR, mas como o país já teve diversas moedas diferentes, então a terceira letra ficou aleatória, sendo o L. Esse é o significado de BRL.
Para que serve o BRL?
Ao fazer compras em sites do exterior, esses portais podem oferecer a alternativa do cliente converter os valores das compras para o BRL.
Essa conversão, considera uma taxa que eles colocam no site. Ou seja, não é uma taxa comum para todos. Sendo que a taxa que vai ser cobrada do cliente, será aquela do dia do processamento do pagamento.