EV/SALES: o que é e como calcular esse indicador?
O EV/SALES é um múltiplo muito utilizado tanto por investidores que utilizam da análise fundamentalista, assim como por gestores de fundos e empresas em processos de fusão e aquisição.
Por isso, é válido conhecer mais a fundo a importância do indicador EV/SALES e como utilizá-lo na análise de ações
O que é EV/SALES?
O múltiplo EV/SALES é um indicador que mostra a relação entre o Enterprise Value (Valor da firma) e o faturamento anual extraído das vendas da companhia.
Portanto, o indicador mostra quantas vezes a receita advinda de vendas a companhia vem sendo avaliada.
Basicamente, quanto menor for esse indicador, pode-se dizer que a empresa está sendo negociada de forma mais barata.
Para que serve o múltiplo EV/SALES?
O múltiplo EV/vendas é importante para encontrar ações “descontadas” na bolsa de valores.
Em outras palavras, o indicador pode ajudar o investidor a encontrar ações que estão sendo, negociadas abaixo do seu valor intrínseco, sobretudo quando comparado os múltiplos de empresas distantes de um mesmo setor econômico.
Basicamente, ao comparar duas empresas do setor, com estrutura muito semelhante, a que apresenta o maior indicador normalmente está sendo mais bem avaliada pelo mercado.
Essa utilização do múltiplo de mercado é muito importante para dar referência para o investidor em relação a precificação do mercado em relação a determinado tipo de empresa e/ou setor econômico.
Como calcular o EV/SALES?
EV/SALES pode ser traduzido como valor/vendas da empresa, o que fornece uma boa intuição de como calcular o múltiplo.
Por isso, para entender mais a fundo o índice EV/SALES, é fundamental entender como calcular o múltiplo.
Como o nome já demonstra, basicamente, para calcular o indicador, basta dividir o Valor da Companhia (Enterprise Value) pelo faturamento anual de vendas.
No entanto, para um cálculo mais consistente e detalhado, é possível realizar a seguinte fórmula:
- EV/SALES = (VM – D + C) / Vendas anuais.
Onde, “VM” representa o valor de mercado, D equivale aos Débitos e “C” é o caixa e equivalentes da empresa.
Normalmente, a informação utilizada para vendas anuais é relativa ao último faturamento anual de vendas demonstrado pela companhia.
No entanto, muitas companhias, sobretudo as que vendem produtos e serviços de recorrência, costumam utilizar a “receita anual recorrente” para cálculo do EV/SALES.
Qual a importância do EV/SALES?
Múltiplos e indicadores são fundamentais para, através de informações financeiras e mercados, entender mais a fundo sobre a realidade das companhias e como o mercado as enxergas.
No caso do EV/SALES, a grande importância é mostrar uma relação entre quanto a empresa vale de acordo com o mercado e a sua receita anual advinda de vendas.
Assim, é possível comparar com empresas de estrutura ou setor semelhante, e entender se o mercado está precificando de forma maior ou menor em função da receita anual da própria empresa.
Para investidores de longo prazo, o mais importante é saber que está investindo em uma empresa saudável financeiramente e com boa perspectiva de crescimento.
Contudo, sempre é válido avaliar se o preço negociado no momento está acima, abaixo ou em um patamar correspondente ao resto do mercado, para assim garantir uma operação ainda mais rentável e segura.
Esse artigo te ajudou a entender o múltiplo EV/SALES? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.