Biografia de Markus Persson
Quem é Markus Persson?
Markus Persson é um programador sueco e bilionário conhecido por ser o criador do Minecraft, jogo mundialmente famoso. Além disso, ele é um dos fundadores da Mojang AB e o criador de outros jogos conhecidos pela comunidade gamer.
Assim, Markus Persson, também conhecido como Notch, atingiu uma fortuna bilionária, se tornando um dos poucos indivíduos espalhados pelo mundo a alcançar os 10 dígitos em patrimônio pessoal construído. Nesse sentido, segundo o ranking da Forbes, Notch tem um patrimônio de US$ 1,7 bilhões.
A trajetória de Markus Persson
Markus Persson começou a programar desde muito cedo, com apenas sete anos. No início, ele utilizava um computador de uso pessoal, mas que, na verdade, era do seu pai.
A máquina usada era um 128 e foi por onde Notch teve suas primeiras experiências com a programação. Desse modo, foi através desse computador que ele iniciou na profissão que transformaria sua vida.
Com apenas oito anos ele criou seu primeiro jogo. De fato o talento de Markus Persson para programar e trabalhar na criação de jogos foi visto de forma muito precoce. Posteriormente, no ano de 2009 ele começou a trabalhar de forma profissional para a “king.com”, atuando como desenvolvedor de jogos.
Mas seu trabalho na “king.com” acabou durando quatro anos. Desse modo, no ano de 2009 ele acabou deixando a empresa.
Em seguida, ele se tornou programador de software no Jambum. No entanto, diferentemente de antes, em que ele trabalhava desenvolvendo jogos, dessa vez ele atuava em um software de gerenciamento de fotos.
Markus Persson e o Minecraft
Markus Persson trabalhou na criação do jogo pelo qual ficou mais conhecido entre os tantos que ele é responsável, o Minecraft. Foi na Mojang Studios, empresa onde ele também é fundador, que surgiu o jogo mais famoso pelo qual ele foi responsável.
Mas com o passar do tempo, Notch diminuiu a jornada de trabalho no Jalbum, e assim, deixou de se dedicar em tempo integral para esta empresa. Com essa alteração, ele também reduziu o tempo pelo qual ele se concentrava no Minecraft em meados de 2010.
Já em 2014, Markus Persson acabou deixando a Mojang Studios e vendeu a empresa para a transnacional Microsoft do também bilionário Bill Gates. O valor de fechamento do negócio foi de US$ 2,5 bilhões.
Através de uma empresa totalmente independente na criação de jogos, Notch acabou se tornando bilionário. Cerca de 70% da Mojang pertencia a ele, levando a maior parte do valor de venda.
Diversos jogos foram criados por Markus Persson, inclusive foi um dos fundadores do MMO Wurm Online. Dentre uma lista de outros games que ele realizou estão:
- MEG4kMAN;
- Left 4k Dead;
- T4kns;
- Miners4k;
- Hunters4k;
- Dungeon4k;
- Sonic Racer 4k;
- Dachon4k;
- L4krits;
- Blast Passage;
- Bunny Press;
- Breaking the Tower;
- Infinite Mario Bros;
- Metagun;
- Minecraft 4k;
- Prelude of the Chambered;
- MiniCraft.
O sucesso de Markus Persson
Apesar do sucesso com o Minecraft, Markus Persson nunca se apegou tanto a isso. Em uma postagem em seu blog, quando ele vendeu a Mojang Studios, disse adorar jogos e também programas, mas que não os criava com a intenção de se tornar um grande sucesso.
Além disso, Notch dizia que não tentava mudar o mundo e que ele teria se tornado um símbolo, algo que não gostaria de ser. Ele complementa que se tornou responsável por uma coisa grande que nem ele mesmo compreende e pelo qual ele não quer continuar trabalhando.
Algo curioso, é que ele parece fugir do sucesso. Ele mesmo disse que, caso ele fizesse algo que ganhasse novamente muito força e sucesso com o público, ele talvez largaria aquilo. Por conta desses fatores foi que Markus Persson deixou a Mojang para se dedicar a experimentos menores na web e a fazer Ludum Dares.
Importante lembrar que algo que era muito comum para Notch fora do seu expediente de trabalho era a sua participação em competições de Ludum Dares e LD12. Do mesmo modo, fazia parte de concursos sobre programação Java 4K.
Assim, Markus Persson continuou conhecido pelos trabalhos mundialmente famosos que realizou e o destaque que ganhou em sua área de atuação, sendo um dos perfis mais conhecidos quando o assunto é sucesso profissional.