Radar do Mercado: Gafisa (GFSA3) divulga prévia dos resultados do 1T21
A Gafisa (GFSA3), incorporadora brasileira, divulgou sua prévia de resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números ainda são preliminares e estão sujeitos à revisão da auditoria.
No 1T21, as vendas brutas foram de R$ 163 milhões, um crescimento de 320% quando comparadas ao 1T20. No entanto, quando comparadas aos R$ 292 milhões registrados no 4T20, elas apresentaram queda de 44,4%.
Adicionalmente, as vendas contratadas totalizaram R$ 129 milhões no 1T21, resultando em um aumento de 350% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Entretanto, ficaram abaixo dos R$ 272 milhões do 4T20, uma queda de 52,6%.
Em relação à métrica Vendas sobre Oferta (VSO), a companhia vem apresentando crescimento, saindo de 2,3% no 2T20. E, assim, alcançando o patamar de 14,5% no 1T21. Porém, o indicador apresentou um decréscimo em relação aos 20,5% no 4T20.
Dado o contexto atual da pandemia, os lançamentos programados para o primeiro trimestre deste ano foram estrategicamente postergados, principalmente em razão da nova fase de lockdown.
A companhia reporta que três empreendimentos já estavam prontos para o lançamento em São Paulo (SP), com as atividades já iniciadas: estande operando, campanhas no ar e corretores trabalhando no pré-lançamento.
Um destes empreendimentos é o Invert, localizado no bairro de Campo Belo, cujo Valor Geral de Vendas (VGV) estimado é de R$ 300 milhões.
Além disso, também o Flow, situado no bairro da Consolação, obteve um VGV calculado de R$ 146 milhões.
E, por último, o Go Inn, localizado na região da República, cujo VGV estimado é de R$ 100 milhões.
Somando-se os três empreendimentos, o VGV bruto resulta em R$ 546 milhões, considerando que a companhia possui 100% de participação em todos os projetos.
A Gafisa informou que, assim que as condições de mercado se tornarem propícias, os projetos serão efetivamente lançados. Ademais, ela obteve o Habite-se de dois empreendimentos, totalizando 571 unidades e VGV de R$ 172 milhões.