Radar do Mercado: Carrefour Brasil (CRFB3) anuncia compra do Grupo Big
O Atacadão S.A., mais conhecido como Carrefour Brasil (CRFB3), anunciou um acordo com os acionistas controladores do Grupo Big para a aquisição da totalidade das ações de emissão da companhia. O valor total a ser pago no negócio será de R$ 7,5 bilhões.
Com presença em 19 estados e com predominância nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, o Grupo Big opera uma rede de 387 lojas, divididas entre as bandeiras Big, Nacional, TodoDia e Maxxi, além das lojas para membros Sam’s Club e 13 postos de gasolina.
O racional estratégico da operação se baseia na complementaridade geográfica entre as unidades e no enriquecimento do ecossistema de produtos e serviços para o Carrefour, que pretende adicionar 15 milhões de clientes à sua base.
O Carrefour Brasil, além de adicionar toda a nova base de clientes em seu ambiente omnichannel, planeja otimizar a rede de lojas convertendo bandeiras entre as unidades. O plano consiste em alterar toda a rede Maxxi para Atacadão, bem como converter todas as demais bandeiras para Carrefour, Atacadão ou Sam’s Club.
Um alto potencial de sinergias foi identificado pela companhia, que relata esperar efeitos positivos ainda no primeiro ano de operação. O Grupo Carrefour traçou uma evolução gradual para, após o período de três anos da conclusão da operação, atingir um patamar capaz de agregar mais R$ 1,7 bilhão ao Ebitda anual de suas operações.
Os ganhos com sinergias virão de um volume maior de vendas, de ganhos em receitas relacionadas com os serviços financeiros do Banco Carrefour nas novas lojas, da aceleração das ofertas digitais e da otimização de custos e despesas indiretas. A conclusão do negócio se dará por meio da compra de 70% das ações ordinárias do Grupo Big, sendo o restante pago com uma emissão de 116,8 milhões de novas ações ordinárias do Carrefour.