Radar do Mercado: Cyrela (CYRE3) divulga resultados do 4T20

Na quinta-feira (18/03), a Cyrela reportou seus resultados do quarto trimestre de 2020.

Vale ressaltar que, em razão dos IPOs das joint ventures Lavvi, Cury e Plano&Plano, realizados no 3T20, os dados operacionais do 4T20 e de períodos anteriores foram apresentados de maneira pro forma, desconsiderando os dados das três empresas.

Os resultados financeiros também foram divulgados de modo pro forma, porém desconsiderando apenas os dados referentes à Lavvi e à Plano&Plano.

A Cyrela Brazil Realty (CYRE3), uma das principais empresas do setor imobiliário do Brasil na incorporação de empreendimentos residenciais, apresentou um lucro líquido de R$ 261 milhões no quarto trimestre de 2020 e de R$ 1.760 milhões em 2020 como um todo. Trata-se de crescimentos de 75% e de 323% em relação ao 4T19 e a 2019, respectivamente.

A empresa obteve R$ 1.057 milhões de receita líquida no 4T20, um crescimento de 12,9% ante o mesmo trimestre de 2019. No ano, a receita líquida somou R$ 3.336 milhões vs. R$ 3.018 milhões em 2019, um aumento de 10,5%.

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A companhia reportou uma margem bruta de 31,8% no 4T20, 2 p.p. acima da margem de 29,8% do 4T19. No ano, obteve uma margem bruta de 31,9%, um acréscimo de 1,4 p.p. em comparação com 2019.

Segundo a Cyrela, a melhoria na margem bruta em 2020 foi resultado, principalmente, da maior contribuição do andamento de obras de unidades já comercializadas, bem como dos reconhecimentos de lançamentos no resultado consolidado, que tipicamente têm margens acima da média.

Com relação ao desempenho operacional, a companhia lançou 25 empreendimentos no trimestre, totalizando um volume de R$ 2.873 milhões, um crescimento de 106% em relação ao 4T19 (R$ 1.398 milhões).

As permutas nos lançamentos foram de R$ 135 milhões no 4T20 ante R$ 94 milhões no mesmo trimestre do ano anterior. A participação da Cyrela nos lançamentos do trimestre foi de 90%, portanto superior aos 85% no 4T19.

Do VGV lançado no trimestre, 90% serão reconhecidos via consolidação e 10% via equivalência patrimonial. No ano, o VGV de lançamentos atingiu R$ 5.843 milhões, um acréscimo de 34% na comparação com 2019.

Por fim, as vendas líquidas contratadas no trimestre totalizaram R$ 1.860 milhões, atingindo um crescimento de 34% em relação ao número registrado no 4T19 (R$ 1.387 milhões). A participação da companhia nas vendas contratadas foi de 91% no 4T20 (contra 86% no 4T19).

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Tiago Reis
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