Morning Call: Ibovespa, Pix, FMI, Federal Reserve (Fed) e Banco Central Europeu
“Conheça seu ciclo de competência e mantenha-se dentro dele.” – Warren Buffett
Gráfico do dia
Geração de eletricidade nos Estados Unidos por principal fonte de energia (1950-2019)
O que aconteceu nas últimas 24 horas?
Ibovespa
Após vários dias de perdas significativas, o Ibovespa iniciou a semana com forte alta, avançando 2,21% na segunda-feira (05/10) e atingindo os 96.089 pontos.
- O tom otimista do mercado foi alavancado pela melhora da percepção de risco no exterior, que acabou impulsionando as ações ligadas a commodities.
- Com o avanço do preço do barril do petróleo, as ações da Petrobras fecharam em forte alta de 4,9% e 5,31% para as ordinárias e preferenciais, respectivamente.
- Além disso, as ações da Vale também anotaram alta, avançando 2,18% e impulsionando os ganhos do Ibovespa.
Pix
De acordo com o Banco Central, às 17h da segunda-feira (05/10), o número de cadastros de chaves de identificação para o uso do Pix já havia chegado a três milhões.
- A marca foi atingida apenas oito horas após o início do cadastro das chaves.
- É por meio da chave Pix que o cliente e sua conta bancária serão identificados. Ela pode corresponder ao e-mail, CPF ou número de celular do cliente.
- Apesar da liberação do cadastro para o uso do novo sistema, os pagamentos e transferências por meio da ferramenta só serão disponibilizados a todos os brasileiros a partir de 16/11/20.
FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um anúncio na segunda-feira (05/10) apontando que o Brasil enfrenta “riscos excepcionalmente altos e multifacetados”.
- Nesse sentido, o FMI destacou a necessidade de implementar reformas que reduzam as despesas obrigatórias e a rigidez orçamentária, fortaleçam a rede de proteção social e ainda modernizem o sistema tributário do país.
- De acordo com a organização, entre as principais ameaças ao país estão “uma segunda onda da pandemia, as consequências de longo prazo de uma recessão prolongada e a vulnerabilidade a choques de confiança devido ao nível elevado da dívida pública no Brasil”.
- O documento divulgado pela instituição também ressaltou a implementação célere de reformas estruturais que garantam a consolidação a médio prazo como fator essencial para mitigar o risco de uma dinâmica indesejada da dívida pública.
- Adicionalmente, os dados informam que “na ausência de evidências inequívocas da manutenção do teto de gastos, qualquer despesa adicional poderia minar a confiança do mercado e elevar a taxa de juros”.
Com que frequência os americanos assistem a serviços de streaming
O que você deve saber hoje
Federal Reserve (Fed)
Jerome Powell, presidente do Fed (banco central americano), discursará hoje.
- Pelo fato de o Fed controlar as taxas de juros no curto prazo, Powell tem influência significativa sobre o valor do dólar.
Banco Central Europeu
Ocorre hoje o discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE).
- Por ocupar o cargo mais elevado do BCE, que controla as taxas de juros a curto prazo, Lagarde tem mais influência sobre o valor do euro do que qualquer outro indivíduo.
- Seus comentários podem determinar uma tendência de curto prazo positiva ou negativa para as políticas monetárias da Zona do Euro.