Morning Call: Ibovespa, Pix, FMI, Federal Reserve (Fed) e Banco Central Europeu

“Conheça seu ciclo de competência e mantenha-se dentro dele.” – Warren Buffett

Gráfico do dia

Geração de eletricidade nos Estados Unidos por principal fonte de energia (1950-2019)

O que aconteceu nas últimas 24 horas?

Ibovespa

Após vários dias de perdas significativas, o Ibovespa iniciou a semana com forte alta, avançando 2,21% na segunda-feira (05/10) e atingindo os 96.089 pontos.

  • O tom otimista do mercado foi alavancado pela melhora da percepção de risco no exterior, que acabou impulsionando as ações ligadas a commodities.
  • Com o avanço do preço do barril do petróleo, as ações da Petrobras fecharam em forte alta de 4,9% e 5,31% para as ordinárias e preferenciais, respectivamente.
  • Além disso, as ações da Vale também anotaram alta, avançando 2,18% e impulsionando os ganhos do Ibovespa.

Pix

De acordo com o Banco Central, às 17h da segunda-feira (05/10), o número de cadastros de chaves de identificação para o uso do Pix já havia chegado a três milhões.

  • A marca foi atingida apenas oito horas após o início do cadastro das chaves.
  • É por meio da chave Pix que o cliente e sua conta bancária serão identificados. Ela pode corresponder ao e-mail, CPF ou número de celular do cliente.
  • Apesar da liberação do cadastro para o uso do novo sistema, os pagamentos e transferências por meio da ferramenta só serão disponibilizados a todos os brasileiros a partir de 16/11/20.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um anúncio na segunda-feira (05/10) apontando que o Brasil enfrenta “riscos excepcionalmente altos e multifacetados”.

  • Nesse sentido, o FMI destacou a necessidade de implementar reformas que reduzam as despesas obrigatórias e a rigidez orçamentária, fortaleçam a rede de proteção social e ainda modernizem o sistema tributário do país.
  • De acordo com a organização, entre as principais ameaças ao país estão “uma segunda onda da pandemia, as consequências de longo prazo de uma recessão prolongada e a vulnerabilidade a choques de confiança devido ao nível elevado da dívida pública no Brasil”.
  • O documento divulgado pela instituição também ressaltou a implementação célere de reformas estruturais que garantam a consolidação a médio prazo como fator essencial para mitigar o risco de uma dinâmica indesejada da dívida pública.
  • Adicionalmente, os dados informam que “na ausência de evidências inequívocas da manutenção do teto de gastos, qualquer despesa adicional poderia minar a confiança do mercado e elevar a taxa de juros”.

Com que frequência os americanos assistem a serviços de streaming

O que você deve saber hoje

Federal Reserve (Fed)

Jerome Powell, presidente do Fed (banco central americano), discursará hoje.

  • Pelo fato de o Fed controlar as taxas de juros no curto prazo, Powell tem influência significativa sobre o valor do dólar.

Banco Central Europeu

Ocorre hoje o discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE).

  • Por ocupar o cargo mais elevado do BCE, que controla as taxas de juros a curto prazo, Lagarde tem mais influência sobre o valor do euro do que qualquer outro indivíduo.
  • Seus comentários podem determinar uma tendência de curto prazo positiva ou negativa para as políticas monetárias da Zona do Euro.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *