CA-300: a certificação Abecip para o mercado de crédito imobiliário
Para atende a demandas do Banco Central, certificações, como a CA-300, são criadas para qualificar e aperfeiçoar profissionais de todo o mercado de crédito.
A CA-300, por sua vez, é uma certificação direcionada a um nicho específico do mercado de crédito.
O que é a CA-300?
A CA-300 é a Certificação Abecip direcionada para os profissionais que desejam atuar no mercado de crédito imobiliário.
Mais especificamente, para quem deseja atuar como correspondente imobiliário no Brasil, a certificação é indispensável.
A partir de regras estabelecidas pelo Banco Central, certificações como a CA-300 foram criadas para qualificar e aperfeiçoar profissionais de todo mercado de crédito.
Assim, a Abecip, formuladora da certificação CA-300, disponibiliza algumas certificações para atender justamente ao objetivo de aperfeiçoar os profissionais do mercado de crédito imobiliário, assim como otimizar cada vez mais o mercado.
Para um melhor compreendimento da certificação CA-300, é fundamental entender mais a fundo o que é a Abecip.
O que é a Abecip?
Abecip é a sigla para “Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança“.
A associação teve origem no ano de 1967, após o encontro nacional das principais entidades do mercado de crédito imobiliário e poupança do Brasil.
Com o objetivo de, principalmente, melhorar o mercado de crédito imobiliário, a Abecip foi criada como uma associação sem fins lucrativos representativa do seu mercado no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e no SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário).
Qual a relevância do CA 300?
Profissionais que desejam atuar no segmento de crédito imobiliário, ou até mesmo empreendedores que querem desenvolver negócios nesse mercado, costumam obter a Certificação CA-300.
O Banco Central obriga que correspondentes bancários do setor de crédito imobiliário, ou profissionais que negociem produtos de crédito imobiliário, tenham a certificação CA-300.
Várias áreas do mercado imobiliário, como o financiamento imobiliário, por exemplo, demandam esse tipo de certificação.
Se o profissional quiser ir mais além, ainda existe a certificação CA-600, um pouco mais aprofundada e, portanto, pode ajudar na capacitação do profissional.
Como tirar o CA-300?
Para obter o certificado Abecip, é necessário submeter-se a prova CA-300.
A prova é composta por 30 questões ao todo e, para conseguir ser classificado, o indivíduo deve ter um aproveitamento de, no mínimo, 60%, o que é equivalente a 18 questões.
Além disso, para se submeter a prova, é necessário arcar com uma taxa de inscrição. Caso obtenha êxito na prova, o profissional terá a sua disposição a certificação por 5 anos (prazo de validade da certificação), devendo ser renovada após o prazo.
Ainda existe o exame CA-300 H.I.S, para profissionais com foco específico em Habitação de Interesse Social.
Nesse caso, o exame é um pouco mais complexo. Serão ao todo 40 questões com uma necessidade de 60% de aproveitamento, o que equivale a 24 questões.
Esse artigo te ajudou a entender sobre a certificação CA-300? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.